Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de março de 2012

Transtornos mentais viram arte: Patrick Smith usou desenhos minimalistas para ilustrar a depressão, narcolepsia, agorafobia.

Em agosto de 2010, o designer inglês Patrick Smith desenhou uma série de 7 pôsteres ilustrando transtornos mentais, e os postou em seu site. Sua intenção era chamar a atenção para o problema, e conseguir uma parceria com alguma instituição de saúde mental para publicar e divulgar os desenhos. Ele acabou não conseguindo a parceria, mas no meio tempo a série se tornou popular na internet – chamaram a atenção o estilo minimalista da arte e a “sacada” usada para descrever cada transtorno. Agora, ele colocou todas as ilustrações disponíveis para download em alta resolução, para que cada um possa imprimir sua versão.
             Narcolepsia – Transtorno caracterizado por episódios de sono excessivos que, às vezes, 
  podem levar o indivíduo a dormir em momentos inapropriados.

A GALILEU conversou com Patrick sobre os motivos que o levaram a fazer a série e sobre polêmicas envolvendo alguns dos desenhos. Veja abaixo a entrevista completa e mais alguns dos pôsteres. Para ver os outros 3, sobre anorexia, depressão e transtorno dissociativo de identidade, basta entrar no site (http://www.adaptcreative.co.uk/2010/08/mental-disorder-posters/) do designer. 


Fonte: Revista Galileu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.