Considerados essenciais para a nutrição e o bom funcionamento das estruturas neurais, os astrócitos, o tipo mais comum de célula da glia, podem ser os responsáveis pela degeneração de neurônios motores em pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA). Conhecida como doença de Lou Gehrig, a patologia neurodegenerativa – que não tem cura e afeta cerca de 130 mil pessoas por ano no mundo – causa perda gradual dos movimentos e costuma levar à morte em cerca de cinco anos.
Pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio cultivaram em laboratório astrócitos de pacientes com ELA e vários tipos de células neurais. Após alguns dias, observaram que os neurônios motores presentes na solução começaram a morrer. “Essas células 'protetoras' atacaram justamente as estruturas responsáveis pelo movimento corporal, enquanto outros tipos de neurônio permaneceram saudáveis. Descobrir qual mecanismo motiva essa degeneração pode ajudar a obter a cura ou tratamentos eficazes”, diz o neurocientista Brian Kaspar, coordenador da pesquisa.
Fonte: Revista Mente e Cérebro
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/celulas_gliais_destroem_neuronios_na_doenca_de_lou_gehrig.html>. Acesso em: 16 mar. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.