Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de março de 2012

LSD contra alcoolismo? É o que preconiza estudo norueguês

oses de LSD poderiam ajudar alcoólatras a parar de beber. Esta foi a polêmica conclusão de um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, publicado na revista “Journal of Psycopharmacology”, com base na revisão de seis ensaios clínicos feitos entre 1966 e 1970, dos quais participaram, ao todo, mais de 500 pacientes.
De acordo com o novo trabalho, foi observado “um efeito significativamente benéfico” em relação ao abuso de álcool, e ele permanecia vários meses após a droga ter sido ministrada. Um dos pesquisadores chegou a dizer que esta alternativa é “tão boa quanto qualquer outra” contra a doença. Eles não abordaram, porém, o risco de o paciente trocar um vício por outro, uma vez que o LSD é um dos alucinógenos mais poderosos já identificados e causa dependência rapidamente.
Há indicações de que o LSD atue no cérebro sobre a serotonina, substância responsável por controlar funções como comportamento, percepção, humor e apetite. Todos os pacientes dos ensaios clínicos realizados nos anos 1960 participavam de programas de tratamento de alcoolismo, e parte deles recebeu uma dose única de LSD, com entre 210 e 800 microgramas.
Entre os que tomaram LSD, 59% tiverem seu índice de abuso de álcool reduzido, contra 38% dos demais voluntários. O efeito continuou por seis meses, mas, um ano depois, havia desaparecido. O índice de abstinência entre os pacientes que haviam tomado LSD também foi mais alto nos trabalhos.
A partir destes resultados, os autores do estudo norueguês, Teri Krebs e Pal-Orjan Johansen, sugeriram que doses regulares de LSD poderiam ajudar a manter os dependentes de álcool longe da bebida.


Fonte: Jornal O Globo 

Disponível em:<http://oglobo.globo.com/saude/lsd-contra-alcoolismo-o-que-preconiza-estudo-noruegues-4268258#ixzz1ou9zcfIM>. Acesso em: 12 mar. 2012.
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.