Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pacientes esperam por leito psiquiátrico há dias em UBDS: quatro pessoas estão na unidade da Vila Virgínia e demora chega a 11 dias; banho e comida são principais dificuldades

Quatro pacientes, entre eles um adolescente de 15 anos, aguardam há pelo menos quatro dias por um leito psiquiátrico. Eles estão "internados" na UBDS da Vila Virgínia. Um deles estaria no local há 11 dias.
A operadora de caixa aposentada, Patrícia Aparecida Jesus Siane diz que faz tratamento no CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) 2 e há uma semana começou a apresentar quadros de desmaio. Ela sofre de depressão. "Eu cheguei num ponto que preciso esperar. Mas não me disseram nem em qual lugar eu estou na lista de espera e nem quando vão me chamar", conta a paciente.
Segundo ela, a principal dificuldade em aguardar a vaga na UBDS é ficar sem comer e sem tomar banho. "O banheiro só tem água gelada, e a comida, teve dias que deram lanche. Hoje disseram que não vai ter nada, minha família mora longe e não pode vir trazer comida para mim", diz Patrícia.
A reportagem encontrou ela e o paciente Dinílio Petti Neto, 34 anos, comprando um salgado, em frente à UBDS. "Tem um colega lá na enfermaria que está esperando 11 dias por uma vaga", narra Dinílio.
O paciente diz que já tentou matar a esposa duas vezes. Em uma das crises, ele atacou um vizinho "Eu sou uma pessoa decente, mas preciso de ajuda", diz. O pedreiro diz que não faz uso de drogas, mas que ouve e vê coisas e fica agressivo. Por isso ele foi encaminhado para internação.
Ambos os pacientes já estavam com reavaliação com psiquiatras marcadas.
Espera pela UPA
O secretário da Saúde, Stênio Miranda, diz que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da avenida 13 de Maio vai ajudar a minimizar este problema. "A unidade vai estar preparada para receber pacientes que vão poder ficar ali por um tempo mais prolongado e vamos ter condições de oferecer refeições", explica.
Segundo o secretário o objetivo é conseguir implantar ainda este ano um prontoatendimento para os casos de psiquiatria.
"Ainda não há um local definido, mas acredito que a UPA vá absorver grande parte dos atendimentos que superlotam as unidades e dessa forma vamos conseguir atender essa demanda", afirma o secretário.

Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria

Disponível em:<http://abp.org.br/2011/medicos/imprensa/clipping-2>. Acesso em: 21 mar. 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.