segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia Nacional de Luta Antimanicomial: 18 maio 2012



Confira a programação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte: 

Minas Gerais na Luta Antimanicomial 
Belo Horizonte 
A capital mineira será palco mais uma vez para celebrar o dia 18 de maio, data da comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O tema escolhido para essa edição homenageia os 50 anos do livro “A História da Loucura na Idade Clássica”, do filósofo francês Paul-Michel Foucault. A concentração acontece na região central de Belo Horizonte, na Praça 7, às 13h, com o desfile da escola de samba “Liberdade Ainda que Tan Tan”. 
Os usuários do sistema de saúde mental do Estado são as grandes estrelas do desfile organizado, anualmente, pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado. O objetivo da Luta Antimanicomial é pela extinção progressiva dos hospitais psiquiátricos do Brasil e sua substituição por serviços que ofereçam aos usuários autonomia, identidade e liberdade de expressão. 
Ribeirão das Neves/MG 
“Iremos comemorar o 18 de maio fazendo uma discussão sobre essa data e os movimentos sociais em todo território, com a atenção primária de forma presente”, adianta a Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Ribeirão das Neves e Conselheira do CRP/MG, Márcia Rodrigues. Às 8h, a concentração é feita na Praça Central da cidade, juntamente com a comunidade. A passeata segue até o Parque Ecológico de Ribeirão das Neves, onde serão desenvolvidas atividades culturais como oficinas de grafites, apresentações musicais e de poesias. 
A caminhada deste ano, ressalta a coordenadora, tem como tema “Saúde Mental e você cada vez mais perto” e pretende reunir cerca de 400 participantes vestidos de camisa branca, com  balões nas mãos para homenagear o Dia da Luta Antimanicomial. Pela tarde, a organização irá disponibilizar um ônibus aos voluntários para participar das atividades em Belo Horizonte/MG. “É um dia voltado para lutar em prol de uma sociedade mais consciente, onde a participação de todos é fundamental”, avalia Márcia Rodrigues. 
Contagem/MG 
A Luta Antimanicomial tem programação extensa para a semana do dia 18 de maio. Em Contagem/MG, o Conselho Regional de Psicologia (CRP04) prepara uma semana de atividades voltadas aos usuários da Saúde Mental. No dia 16 haverá uma sessão de cinema comentado, no Espaço Saber, onde serão projetados filmes para os usuários dos serviços. 
Dia 17 será reinaugurado o Centro de Convivência que conta com atividades culturais como oficinas de pintura e apresentação artística da Orquestra Mineira de Viola. No dia 18, os participantes aproveitam a oportunidade para desfilar na ação de Belo Horizonte/MG. 
Já no dia 19, outra sessão de cinema acontece no Espaço Saber, mas dessa vez para os profissionais de atenção primária. Para tratar de álcool e drogas, o dia 20 é voltado para palestras e reflexão do tema. 
No dia 23, os usuários da saúde mental poderão usufruir da rua de lazer que conta com atividades recreativas como cama-elástica, piscina de bolinhas, algodão-doce, entre outras. Para finalizar a semana dedicada à Luta Antimanicomial, no dia 24 os colaboradores e usuários poderão assistir a apresentação da Orquestra de Câmara do SESI/MG, juntamente com a Companhia de Danças, no Teatro SESI Alvimar Carneiro, em Contagem/MG. 
Uberaba 
Cerca de 300 pessoas irão participar da passeata da Luta Antimanicomial no dia 18 de maio, em Ubebara/MG. A programação está marcada para às 9h, com uma caminhada pelo centro da cidade partindo da Fundação Gregório Baremblitt e conta ainda com uma manifestação pública no pátio do Mercado Municipal. 
No dia 20, será preparada uma feijoada na Fundação dedicada a todos os colaboradores, familiares e usuários da Saúde Mental. Os interessados em participar da celebração da Luta Antimanicomial de Uberaba devem comparecer à rua Capitão Domingos, 418, Bairro Abadia, às 9h. Mais informações pelo telefone (34) 3333-0906. 
Participe do 1º Concurso de Fotografia do “18 de maio-Dia Nacional da Luta Antimanicomial”
O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) realiza, em âmbito estadual, o primeiro concurso de fotografia do “18 de maio-Dia Nacional da Luta Antimanicomial”. Podem concorrer apenas fotografias que registrarem as atividades ocorridas em maio deste ano.
Intitulado “O 18 de maio visto por diferentes ângulos”, o concurso tem como objetivos mostrar os diversos olhares diante das atividades do 18 de maio, objetivos gerais fortalecer o movimento antimanicomial e dar maior visibilidade aos trabalhos realizados pelos serviços de saúde mental, seus trabalhadores, dentre esses os psicólogos, usuários, familiares, comunidade e sociedade civil organizada.
Podem participar pessoas com idade mínima de 18 (dezoito) anos, inclusive fotógrafos profissionais e amadores. As inscrições são gratuitas. As fotografias devem ser feitas por meio digital, com a utilização de câmeras fotográficas profissionais, semi-profissionais, amadoras ou de aparelhos celulares.
Participarão do concurso somente os interessados que estiverem plenamente de acordo com o Edital e apresentarem o “Termo de Concordância e Autorização”. Os participantes devem enviar, por e-mail, 02 (duas) fotografias, devidamente identificadas, acompanhadas de dados pessoais e um mini-currículo, conforme as regras previstas no Regulamento. O material deverá ser enviado até às 23h, horário de Brasília, do dia 30 de junho de 2011 para o e-mail rp@crp04.org.br.
São Paulo: participantes protestam por uma sociedade sem manicômios
O CRP-SP prepara  programação de uma semana para o dia da Luta Antimanicomial. As atividades têm início com o evento “Saúde Mental, Políticas Públicas e Situações de Calamidade: Estamos preparados (as)?”, a ser realizado no dia 16, às 18h30, no auditório do CRP-SP, na capital paulista. O evento será transmitido ao vivo pelo www.crpsp.org.br/aovivo 
Na terça-feira (17) segue a programação com o debate “Privatização do SUS – a Saúde Pública não é mercadoria”, às 18h30, no Auditório Walter Lese, do Instituto de Saúde da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. A celebração do dia 18 de maio será dividida em duas etapas. Às 14h, acontecerá um ato público que conta com participação dos voluntários e usuários da saúde mental, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. 
No final da tarde, às 18h, está marcado o lançamento da cartilha “Bem-querer é o melhor remédio – A Psicologia e sua interface com o atendimento integral à Saúde Mental”. Em seguida, os participantes poderão assistir o debate “Movimentos Sociais Antimanicomiais”, ministrado pelos palestrantes Marcus Vinícius de Oliveira e Eduardo Mourão Vasconcelos. Os internautas podem acompanhar de perto a discussão pelo site www.crpsp.org.br/aovivo 
Na quinta-feira (19) a programação não será muito diferente. Também dividida em duas partes, às 15h acontece a “Roda de Conversa: Como temos cuidado com a saúde mental da criança e do adolescente?”, no auditório do CRP/SP. 
Com o tema “Não ao ato médico”, o CRP/SP organiza às 18h um debate a todos os participantes, no mesmo local. A programação desse dia também será transmitida pelo site do CRP. 
A sexta-feira (20) sucede com a exibição e debate sobre o filme “Os idiotas”, na Reserva Cultura de Cinema, às 18h30. O sábado (21) encerra as atividades da semana da Luta Antimanicomial com a V Feira de Saúde Mental e Economia Solidária. Mais informações podem ser adquiridas no site www.crpsp.org.br 
Goiás: passeatas e oficinas abordam Luta Antimanicomial 
Goiânia 
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-09) participa em Goiânia da programação para a Luta Antimanicomial, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Goiânia. No dia 17, às 19h, acontece a “Roda de Tambor”, na Praça do Bandeirante, que conta com a participação de estudantes, usuários da saúde mental e familiares. 
A ação é voltada ao consultório ambulante – proposta do Ministério da Saúde em criar um consultório de rua – que conta com 12 profissionais da área de saúde, com uma rota que identifica e mapeia o atendimento. Já no dia 18 de maio, às 8h, acontece a passeata que levanta a bandeira por uma sociedade sem manicômios, também na Praça do Bandeirante. Mais informações pelo telefone (62) 3524-1556. 
Aparecida de Goiânia 
Na Praça Central de Aparecida de Goiânia, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), em parceria com a Coordenação de Saúde Mental do Município realizam a programação do dia 18 de maio (Luta Antimanicomial) com oficinas de crochê, terapêuticas e de reciclagem. 
Na ocasião, a comunidade, os usuários de saúde mental e familiares poderão assistir apresentações artísticas musicais, de teatro e dança. “Optamos por um serviço concentrado na Praça Central para mostrar a população o que é o CAPS, buscando cada vez mais a reinserção social dos usuários da saúde mental”, avalia Graziela Hanna, do Fórum Goiano de Saúde Mental. Os interessados em participar da ação podem adquirir mais informações pelo telefone (62) 9632-7671. 
Bahia promove “Seminário de Saúde Mental” 
Vitória da Conquista
Em Vitória da Conquista, na Bahia, o Conselho Regional de Psicologia (CRP/03), promove no dia 18 de maio, o “Seminário de Saúde Mental”, no colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães. A ação é uma parceria do CRP/03 com a Universidade Federal da Bahia, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, CAPS (AD, II e IA), D.A do Curso de Psicologia da Faculdade Juvêncio Terra e Associação de Familiares e Usuários dos Serviços em Saúde Mental de Vitória da Conquista. 
Às 8h30 as atividades se iniciam com a mesa de abertura composta por autoridades do Município, como Prefeito, Secretário de Saúde, Coordenador e representantes dos Usuários dos Serviços em Saúde Mental. Em seguida, acontece uma mesa redonda com debates e palestras sobre a Luta Antimanicomial. Já às 11h30 será apresentado um documentário sobre o sobre o CAPS II de Vitória da Conquista. Pela tarde, a programação é voltada para as oficinas “Minuto Lumière” e “Literatura”. Para encerrar as atividades, às 16h, os Usuários do CAPS II e CAPS AD de Vitória da Conquista preparam apresentações artísticas para os participantes da ação. 
Salvador
No sábado (21), às 09h, um trio elétrico iniciará a caminhada que seguirá pela avenida Presidente Vargas, das imediações do morro do Cristo até o Farol da Barra. O evento vem tornando-se mais uma marca da luta antimanicomial, que defende o “cuidado integral à pessoa em sofrimento mental”, diferente da cultura dos manicômios que concebe a internação, aliada à contenção física e química, como alternativas únicas para o tratamento do transtorno mental. Por isso, uma das palavras de ordem é “Manicômio Não Cura, Manicômio Tortura”. A “IV PARADA DO ORGULHO LOUCO” é uma manifestação dos usuários, familiares e trabalhadores do sistema de saúde mental do estado da Bahia, que, organizados(as) como um movimento social coletivo, buscam propagar as conquistas e comemorar os êxitos da “Reforma Psiquiátrica Antimanicomial”.
Santa Catarina debate Luta Antimanicomial em Congresso 
Em comemoração ao 18 de maio (Dia Nacional de Luta Antimanicomial), o CRP/SC organiza oficinas que discutirão o tema da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, no I Congresso Catarinense: Psicologia Ciência e Profissão, que acontece de 19 a 21 de maio, no Centro de Cultura e Eventos – UFSC, em Florianópolis. 
As oficinas “Saúde Mental: Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA”; “Direitos Humanos para quê e para quem? A atuação profissional do Psicólogo e a promoção dos Direitos Humanos” e “Psicologia e Políticas Públicas sobre Álcool e outras drogas” serão coordenadas por conselheiros do CRP/SC, com participação de profissionais e usuários convidados. Mais informações pelo site www.crpsc.org.br 
Mato Grosso do Sul realiza mesa-redonda “Conviver com a diferença – desafios para a Saúde Mental” 
O Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS (CRP14) realizará no dia 18 de maio, em Campo Grande, a mesa-redonda “Conviver com a diferença – desafios para a Saúde Mental”. Além do CRP14, a mesa-redonda contará com a presença de representantes dos Conselhos Estadual de Saúde, Regional de Medicina, de Assistência Social, de Farmácia, de Enfermagem, e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além das Coordenadorias de Saúde Mental do Estado e do Município. Antes do debate, os participantes do evento assistirão ao documentário brasileiro “Estamira”, que apresenta a história de uma mulher na casa dos 60 anos, que tem problemas mentais e vive da coleta de lixo em um aterro sanitário do Rio de Janeiro. 
A mesa-redonda terá início às 19h, no Auditório do SEST/SENAT, localizado na Rua Raul Pires Barbosa, n° 1.784, bairro Chácara Cachoeira II (Ao lado do Hospital Geral do Proncor). O evento tem como público-alvo Profissionais e acadêmicos da Área de Saúde Mental. Os interessados em participar podem se inscrever através do e-mail secretaria02@crpms.org.br ou pelo telefone (67) 3382-4801 (falar com Carollynne). 
Rio Grande do Norte: eventos em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Em Currais Novos/RN:
Segunda-feira, dia 16/05/2011
1 – Entrega de planfletos no comércio local sobre a luta, reforma psiquiátrica e os serviços substitutivos (equipe do CAPS, usuários e familiares);
2 – Festival de sorvete.
Terça-feira, dia 17/05/20111 – Torneio de futsal intercaps, com a participação dos times de usuários do CAPS – Currais Novos/RN, CAPS – Santa Cruz/RN e  do CAPS de Jucurutu/RN.
2 – Gincana entre esses três CAPS.
Quarta-feira, 18/05/2011
1 – Visita aos pontos turísticos de Currais Novos/RN.
2 – Entrevista no canal de televisão local sobre os temas.
3 – Palestra em uma escola de ensino médio municipal sobre os temas.
4 – Novena na sede do CAPS.
Em Caicó/RN:
Quarta-feira, 18/05/2001Atividades voltadas para o tema no CAPS III, Caicó.
Em Assú/RN:
Seminário sobre Saúde Mental, Sexualidade, Dependência Química e Direitos Humanos da Região do Vale do Açú. Coordenação: Psicólogo Francisco de Assis da Silva, CRP-17/0972. Data e horário: 16 e 17 de maio, às 8h00. Local do Evento: Auditório da Câmara Municipal de Açú. Representante do CRP-RN: Psicóloga Conselheira Francisca Nivânia Serafim da Cunha, que falará sobre as ações do CRP nessa temática.
Em Natal/RN:
A ONG Visão Mundial, através do seu programa PDA Caminhos do Sol, promove evento em alusão ao dia 18 de maio: Encontro com o Grupo Mulheres de Atitude. Será exibido o filme “A Preciosa” seguido de debate sobre a temática do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento contará com a presença de aproximadamente 70 mulheres da comunidade de Felipe Camarão (Natal/RN). Local: Igreja Batista, localizada na Rua Arco Íris nº 178, Felipe Camarão. Data e horário: dia 13 de maio de 2011, das 14h00 às 16h00.
Evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Promoção e realização: Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – Secretaria de Estado da Saúde Pública. Data e horário: 18 de maio de 2011, das 08h30 às 16h00. Local: Centro de Formação Profissional do Estado do Rio Grande do Norte – CEFOPE, localizado na Av. Almirante Alexandrino de Alencar, nº 1850, Tirol, Natal/RN. Representação CRP-RN: Psicóloga Conselheira Maria Nayran de Andrade Silva, que debaterá o tema “A reforma psiquiátrica em debate”, em conjunto com representantes de outras entidades.

Fonte: Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.