Powered By Blogger

terça-feira, 6 de março de 2012

Antibiótico Simples Pode Ser Eficaz no Tratamento de Esquizofrenia: remédio reduziu sintomas de psicose em pacientes que tentavam combater infecção

Um antibiótico barato geralmente prescrito para adolescentes contra acne será testado como tratamento para aliviar os sintomas de psicose em pacientes com esquizofrenia, num experimento que pode colaborar para o avanço da compreensão científica sobre as causas da doença mental. O Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde está financiando um estudo de R $ 1,9 milhão com a minociclina, informa reportagem do “Independent”.
Começarão a ser recrutados pacientes no Reino Unido no próximo mês. A pesquisa se segue a relatos de um caso no Japão no qual a droga foi prescrita a um paciente com esquizofrenia que tinha infecção e teve uma melhora dramática em seus sintomas psicóticos. A observação fez com que pesquisadores testassem a droga em pacientes com esquizofrenia no mundo. Experimentos no Brasil, em Israel e no Paquistão mostraram progressos significativos em pacientes tratados com o remédio.
Os cientistas acreditam que a esquizofrenia e outras doenças mentais incluindo depressão e a doença de Alzheimer podem resultar de processos inflamatórios no cérebro. A minociclina tem efeitos anti-inflamatório e neuroprotetor que os cientistas acreditam que podem contribuir para as descobertas positivas.
Detalhes dos testes foram apresentados à Comissão independente sobre Esquizofrenia do Reino Unido por Bill Deakin, professor de psiquiatria da Universidade de Manchester e o pesquisador que lidera os estudos. A comissão de 12 membros analisa o tratamento e o cuidado de pessoas com esquizofrenia, e deve apresentar um relatório no verão.
As primeiras informações sobre os efeitos da minociclina apareceram em 2007, quando um japonês de 23 anos deu entrada no hospital sofrendo de delírios persecutórios e ideias paranoicas. Ele não tinha histórico psiquiátrico, mas tornou-se agitado e sofreu alucinações auditivas, ansiedade e insônia.
Testes de sangue e exames de imagem do cérebro não mostraram anormalidade e ele começou a ser tratado com a poderosa droga psicótica haloperidol. O tratamento não teve efeito e ele ainda sofria de sintomas psicóticos uma semana depois quando desenvolveu pneumonia severa.
Os médicos começaram a dar minociclina ao paciente para tratar a pneumonia e dentro de duas semanas a infecção estava tratada e a psicose, resolvida. A minociclina foi interrompida e os sintomas psiquiátricos pioraram. O tratamento com a droga foi retomado e dentro de três dias ele estava melhor de novo. O haloperidol foi reduzido, mas ele permaneceu tomando minociclina. Dois anos depois de seu episódio psicótico, ele ainda estava bem.
A experiência que será realizada no Reino Unido pretende recrutar 175 pacientes recentemente diagnosticados com esquizofrenia, metade dos quais serão alocados aleatoriamente para tomar a minociclina para o tratamento antipsicótico padrão, enquanto o restante tomará um placebo.
Exames de imagem do cérebro serão realizados no início e no fim de 12 meses para comparar perda de massa cinza - um efeito da esquizofrenia - nos dois grupos. Testes também vão medir marcadores inflamatórios no sangue.
- Infecção ou inflamação podem se manifestar numa minoria de pessoas com psicose aguda e a minociclina pode reverter esta situação. Na depressão, os marcadores inflamatórios sobem e na doença de Alzheimer também.
 
Fonte: Jornal O Globo 
 
Disponível em:<http://oglobo.globo.com/saude/antibiotico-simples-pode-ser-eficaz-no-tratamento-de-esquizofrenia-4128670>. Acesso em:  06 mar. 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.