Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de março de 2012

Jovens agressivos, sinal de depressão: não é apenas o adolescente melancólico que pode estar deprimido. Garotas sofrem mais com o problema

Não é apenas o adolescente melancólico que pode estar com depressão. Essa é a primeira dica para pais, familiares e amigos que acreditam estar diante de um caso da doença.
“Angustiados e confusos, os adolescentes podem adotar comportamentos rebeldes, agressivos e destrutivos, geralmente contra a estrutura social. Podem manifestar sua depressão através de atos anti-sociais, distúrbios de conduta e comportamentos hostis e agressivos”, fala o psiquiatra Geraldo Ballone, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas durante 21 anos.
A agressividade não precisa, necessariamente, ser manifestada fisicamente. Um adolescente irritado, por exemplo, pode ser sinal de que algo não vai bem. “É claro que a agressividade é um sinal importante, principalmente se esse tipo de comportamento nunca fez parte das características do jovem”, afirma o professor Carlos Eduardo Pulz Araujo, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Farmacologia Clínica da USF (Universidade São Francisco).
A grande questão é como separar e saber diferenciar uma fase de “aborrecente” com sintomas reais de uma doença séria e grave.
“Os pais têm de ficar atentos. Se esse estado de melancolia e outros fatores, como a violência, por exemplo, persistirem por duas semanas consecutivas, isso é um sinal que pode ser realmente alguma doença”, salienta Carlos Eduardo.
Uma dica importante é não subestimar esse estado depressivo. “A sociedade tende a confundir a depressão com a tristeza causada por alguma coisa que aconteceu. Quando as pessoas entenderem a depressão como uma doença do metabolismo cerebral dos neurotransmissores, entre outros fatores, aí, então, ficará mais fácil entender que os adolescentes podem ficar deprimidos mesmo quando ‘não lhes falta nada’”, afirma Geraldo Ballone.
No Brasil, segundo Carlos Eduardo, não há uma pesquisa que mostre uma estatística sobre incidência de depressão entre adolescentes. Porém, nos Estados Unidos, estudos realizados indicam que 10,6% de meninas entre 10 e 19 anos sofrem com a doença. O número entre garotos é mais baixo: 2,6%.
“A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que a depressão na adolescência em países emergentes é maior que em países em desenvolvimento. Sendo assim, os números podem ser mais preocupantes aqui no Brasil.”


Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria

Disponível em: <http://abp.org.br/2011/medicos/imprensa/clipping-2>. Acesso em: 14 mar. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.