Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Projetos de Saúde Mental Realizados em Alagoas São Apresentados em Brasília


Evento começa na sexta-feira (3) e vai ter como destaques experiências da Rede de Assistência a usuários e do Infocaps

As experiências de Alagoas na área de saúde mental serão destaque em Brasília, durante o Congresso Internacional sobre Drogas 2013: Lei, Saúde e Sociedade. No evento, que começa na sexta-feira (3) e segue até o domingo (5) no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, serão apresentados os projetos da Rede de Assistência e do Infocaps.
O primeiro dos trabalhos trata da ativação e ampliação da rede voltada aos usuários de álcool e outras drogas na cidade de Maceió. A proposta, incluída no programa Cack, É Possível Vencer, prevê um plano para atendimento aos pacientes e é coordenada pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Paz (Sepaz) e pelo município.
 
“Montamos um grupo de trabalho com o objetivo de implementar essa rede para os usuários recorrentes. Uma das ações que já deve entrar em vigor é o Caps [Centro de Atenção Psicossocial] III, que vai funcionar 24 horas, mas outras também estão previstas, como a implantação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família”, explica o gerente de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo.
 
Ele destaca que, além desse, também será apresentado em Brasília o projeto do InfoCaps, que vem promovendo a reintegração dos usuários dos centros. Focado na inclusão digital, o curso tem duração de três meses e aborda diversos tópicos, como domínio de teclado e mouse, sistema operacional, internet, editor de texto, digitação, planilha eletrônica e Power Point.
Ao todo, são 80 horas-aula, que pretendem também gerar renda e resgatar a cidadania. “Queremos reabilitar para a convivência com a sociedade e para o trabalho. Nossa prioridade é não só a evolução clínica, mas o desenvolvimento psicossocial, possibilitando uma maior autonomia e uma melhor qualidade de vida”, acrescenta o gerente.
 
Fonte: Maceió Agora
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.