Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de maio de 2013

11ª Semana de Museus movimenta Espaços Expositivos da Bahia


Atuando como uma grande rede de preservação da memória a serviço da transformação social, entre os dias 13 e 19 de maio, a 11ª edição da Semana de Museus movimenta equipamentos culturais de todo o país sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Na Bahia, o evento que comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) contará com a participação de 62 espaços museais da capital e de 15 cidades do interior do estado, que realizam atividades inspiradas no tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social.
Dentre as ações desenvolvidas pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), articuladora estadual da atividade, ganha destaque a 3ª Feira de Museus da Bahia, que acontece no dia 17 de maio, das 9h às 17h. Realizado pelo terceiro ano consecutivo na Praça Municipal de Salvador, em 2013, o evento diversifica sua programação com a instalação de um Atelier de Restauro, Espaço Expositivo e Espaço Educativo, onde serão realizadas atividades destinadas ao público infanto-juvenil. No total, 28 museus irão apresentar seus trabalhos, acervos e linhas de ação. O Ônibus Ciência Móvel do Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB e apresentações artísticas como a Orquestra Museofônica são mais alguns dos atrativos da feira. Representantes do Conselho Regional de Museologia e do curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia também estarão presentes para tirar dúvidas do público sobre essa área de trabalho.
Em exposição
Postais e fotos que retratam a região do Comércio da primeira década do século XX até os anos 80 poderão ser apreciadas na exposição “O Bairro do Comércio”. A mostra, que será lançada no dia 16 de maio, às 18h, no Museu Tempostal, apresenta aspectos históricos, urbanísticos e arquitetônicos do bairro, com destaque para as praças, principais ruas e o Porto. No Centro Histórico, os visitantes terão mais tempo para aproveitar a programação do Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Abelardo Rodrigues e Solar Ferrão. Durante a Semana de Museus, estes espaços funcionarão de terça a sexta, das 10h às 18h, e no final de semana, das 10h às 17h.

A exposição “Brinquedos que moram nos sonhos – O brinquedo popular brasileiro” também estará à disposição do público em horários ampliados no Museu de Arte da Bahia, que, de 13 a 19 de maio, fica aberto à visitação das 10h às 19h. Uma ótima chance para quem ainda não conheceu os 1.500 brinquedos que fazem parte da coleção do fotógrafo David Glat. Para comemorar o Dia Internacional de Museus, o MAB promoverá o espetáculo musical Ver e Ouvir, com violino, piano e marionetes, nos dias 18 e 19 de maio, com sessões às 15h30min e às 17h30min. Os ingressos serão distribuídos mediante inscrição e deverão ser retirados até três dias antes do dia 18. Os museus oferecem ainda uma variedade de mostras de curta duração, a exemplo de “A Natureza Humana”, no Solar Ferrão, “Reforma e Reinvenção”, no Museu de Arte Moderna da Bahia, “A Cerâmica e o Tempo”, no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, além de “Rio Vermelho, dos artistas e das artes” e da exposição com obras de Florival Oliveira no Palacete das Artes.
A criatividade e a produção do conhecimento também serão estimuladas através de diversas atividades culturais e educativas, a exemplo do seminário “Experiências em Mediação Cultural: O espaço museal como espaço multidisciplinar de aprendizagem”, que acontece no MAM-BA, no dia 14 de maio, às 15h. O Palacete das Artes promove a feira de permuta de livros “Trocando palavras” nos dias 18 e 19 de maio, das 14h às 18h. Palestras, exibições de filmes, oficinas, cursos, contação de estórias, lançamentos literários, mesas redondas, visitas mediadas e apresentações de música e teatro também fazem parte da programação da 11ª Semana de Museus, que está disponível no blogwww.dimusbahia.wordpress.com.
Semana de Museus
A atividade é organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) desde 2003 com o objetivo de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Em 2013, a Semana de Museus alcançou novo recorde de participação. São 1.252 instituições participando da temporada por meio de 3.911 atividades realizadas em 535 municípios de todo o país. Uma pesquisa realizada pelo Ibram com as instituições participantes da 10ª Semana de Museus, em 2012, mostra a movimentação do setor e o aumento do público durante este período. A pesquisa revelou também o fortalecimento da imagem dos museus e o crescimento da visibilidade das instituições, consolidando o envolvimento da comunidade com as ações desenvolvidas e ampliando a integração com outros museus brasileiros. Na Bahia, participam as cidades de Salvador, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Central, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Lauro de Freitas, Mata de São João, Monte Santo, Remanso, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, São Desidério e Vitória da Conquista.



Fonte: Portal do Servidor (Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.