Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de maio de 2013

II Seminário de Saúde Mental Indígena de Mato Grosso do Sul

O Conselho Regional de Psicologia – CRP14/MS em parceria com o Sistema Conselhos realizam em Dourados-MS dois eventos de grande relevância social, o I Encontro Nacional Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos e o II Seminário de Saúde Mental Indígena de Mato Grosso do Sul, ambos serão realizados de 7 a 9 de agosto de 2013.

Os eventos pretendem reunir 500 participantes de todo Brasil, é aberto para profissionais de psicologia, pesquisadores, docentes, discentes, gestores públicos das diversas áreas, indígenas e público em geral, interessados pelo tema.
A Programação ainda está sendo construída e em breve serão abertas as inscrições. Mas, em síntese, durante os três dias de evento, serão realizadas várias mesas de debates com os temas mais relevantes voltadas para a Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos, cineclube com o filme sobre o assunto como forma de fomentar a discussão, Apresentação cultural e também uma Plenária para apresentação, discussão e elaboração de documentos com as Conclusões do I Encontro Nacional.
Para tanto, serão convidados profissionais de referência e atuantes nas questões Indígenas das diversas áreas do saber, no País. Contribuindo para uma construção e compreensão sobre o tema posto. Os Indígenas e lideranças de várias etnias locais e nacionais, para compor a discussão dos temas e ainda, autoridades do Governo Federal, Estadual e Municipal, que possam participar dos encaminhamentos dados em Plenária.
O objetivo do evento é identificar as condições de saúde mental da população indígena nas diversas regiões do País; os problemas existentes e as diversas ações de prevenção e intervenção dos profissionais psicólogos. Bem como, analisar as necessidades na formação dos profissionais da área de saúde mental para seu desempenho junto aos problemas prevalentes observados na população indígena; debater sobre a implementação das políticas públicas e dos direitos humanos frente às necessidades na área de Saúde Mental manifestadas pela população indígena.
O encontro também deve gerar um documento com conclusões e recomendações para as instituições do Poder Público, Instituições de ensino relacionadas à área da Saúde Mental e lideranças Indígenas, este mesmo funcionará como instância preparatória para a 5ª Conferencia Nacional de Saúde Indígena.
A Organização Mundial da Saúde (2002) reportou que “… as taxas de suicídio aumentaram significativamente entre os povos indígenas”, reconhecendo que ainda foram realizados poucos esforços para entender e intervir sobre este problema a nível mundial, fazendo um chamado urgente para maiores estudos e estabelecer esforços cooperativos.
No Brasil, esta realidade é grave e crescente, sendo que inicialmente o fenômeno do suicídio era observado na região centro-oeste, sobretudo Mato Grosso do Sul, mas atualmente já se observa ocorrências em outras regiões do Brasil.
Os problemas de saúde mental nas populações indígenas, tanto individuais como coletivos, apresentam diversas complexidades para sua compreensão, assim como nas propostas de soluções. Existe consenso entre diversos autores que estes problemas não são meramente biológicos ou apenas eventos psicológicos, eles são entendidos como eventos relacionados a fatores socioculturais e particularmente as questões sócio –  históricas, na medida em que as condições de vida são colocadas em risco onde a situação da saúde/doença, e particularmente da saúde mental, são claras expressões do mal estar social.
COMISSÃO ORGANIZADORA
CFP (Conselho Federal de Psicologia)
CRP14 (Conselho Regional de Psicologia 14°Região)
DSEI-MS/SESAI (Distrito Sanitário Especial Indígena/SESAI)
NEPPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas)
CIMI (Conselho Missionário Indigenista)
DPE (Defensoria Pública Estadual)
CONDEPI (Comitê Nacional Em Defesa Dos Povos Indígenas de MS)
OAB – COPAI (Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão Permanente de Assuntos Indígenas)
Assembléia Legislativa/Comissão de Direitos Humanos
CONDISI (Conselho Distrital de Saúde Indígena)
ATY-GUASSÚ (Conselho Indígena Guarani-Kaiowá)
Laboratório de estudo da violência/UFMS
PNM/MS
UEMS – Dourados/MS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
UFGD – Dourados/MS (Universidade Federal da Grande Dourados)
FUNAI (Fundação Nacional do Indío)
CASAI/Dourados/MS (Casa de Saúde Indígena)
H.U/UFGD – Dourados/MS (Hospital Universitário)
UNIGRAN – Dourados/MS (Centro Universitário da Grande Dourados)
MPF/Dourados/MS (Ministério Público Federal)
 
EXECUÇÃO DO EVENTO:
Sistema Conselhos de PsicologiaORGANIZAÇÃO:CRP14MS e todas as entidades da comissão organizado
 
Fonte: SINPSI-MS
 
DIsponível em: <http://sinpsims.com.br/ii-seminario-de-saude-mental-indigena-de-mato-grosso-do-sul/> . Acesso em: 22 maio 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.