Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Serviço de Saúde Mental de Itaúna se Prepara para Dia da Luta Antimanicomial


Programação incluirá atividades em Itaúna e Belo Horizonte, onde trabalho local será homenageado
  
Usuários do Serviço Mental de Itaúna se preparam para as comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio. Nesta data, uma grande programação será realizada na Praça da Matriz, a partir das 9h, com exposição de fotos e trabalhos, apresentação de coral e números musicais dos usuários do Centro de Convivência de Saúde Mental Peri Tupinambás, CAPS-AD e CAPS II . Dentre os objetivos estão a divulgação do Serviço de Saúde Mental de Itaúna e dos princípios da Reforma Psiquiátrica, bem como seus importantes resultados.
Embasados na Reforma Psiquiátrica , tanto o Brasil como outros países adotaram princípios em relação à saúde mental, tais como não exclusão e a autonomia do portador de sofrimento mental, resgate da cidadania e reinserção social, além da humanização do tratamento.
Em Itaúna, são atendidos no Centro de Convivência de Saúde Mental Peri Tupinambás cerca de 80 usuários, que participam de 15 oficinas temáticas, dentre elas fuxico, cartão e pintura em tela. O Serviço de Saúde Mental na cidade já funciona há 27 anos e beneficia inúmeras famílias.
Desfile em BH
O tradicional desfile da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tan Tan que acontece em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, com usuários do Serviço de Saúde Mental de todo o Estado também em homenagem à luta antimanicomial acontecerá no dia 16 deste mês. Os grupos se juntarão a uma escola de samba para chamar a atenção das pessoas para esta importante causa. 
De Itaúna participarão 48 usuários, que já confeccionam fantasias para o desfile (adereços para braços e para cabeça). È daqui também a rainha de bateria do desfile, Luiza, que foi escolhida no mês passado junto com mestre-sala, porta-bandeira e samba-enredo de serviços da capital. Os integrantes desfilarão em uma ala e Itaúna será homenageada em outra pelo pioneirismo do trabalho que a cidade realiza neste setor da saúde.
 
Fonte: Noticias de Itauna
 
Disponível em: <http://www.noticiasdeitauna.com.br/noticiasdiarias/admin/2013/05/09/servico-de-saude-mental-de-itauna-se-prepara-para-dia-da-luta-antimanicomial/>. Acesso em: 10 maio 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.