Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Saúde Realiza Ações em Alusão ao Dia de Luta Antimanicomial


A atenção à saúde mental no Brasil teve uma série de avanços nos últimos anos, que possibilitou a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças mentais, bem como facilitando o seu ingresso na sociedade. Para lembrar o Dia de LutaAntimanicomial, que transcorre no próximo dia 18, a Secretaria de Estado da Saúde, através do Núcleo de Saúde Mental, estará realizando uma série de atividades, com a participação de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) 
Alagoas possui 55 CAPS tipo I e II, que prestam assistência aos portadores de transtornos mentais, sendo que cinco estão em Maceió. Em breve dois serão habilitados "Casa Verde" e "Ceades", que pertencem a Universidade da Saúde e Ciências de Alagoas (Uncisal).
O gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo, afirmou que esses centros de atendimento são fundamentais na vida dos usuários, que podem ter um tratamento longe dos manicômios, como acontecia no passado e, contando com a parceria de profissionais e familiares. "O Dia de Luta Manicomial faz parte da reforma psiquiátrica e, é um momento para integração e intercâmbio entre usuários e profissionais", disse Gonçalo.
No dia 17, os portadores de transtornos mentais terão um dia diferente e com muita diversão, no Clube da Petrobras, em Guaxuma. A partir das 9h, eles serão recepcionados pelas bandas do Corpo de Bombeiros e de Olho D’Água das Flores. Em seguida, acontece a abertura da Copa Caps de Futebol Society, com o desfile dos times que participarão dos jogos. Mas quem não quiser participar do futebol, terá uma série de opções para se divertir, como ginástica, biodança, corrida de saco, oficina de pintura, corte de cabelo, apresentação musical, massagens e outros.
Semana
Durante toda semana acontecerão eventos para lembrar o Dia de Luta Antimanicomial. Na segunda-feira (13), será realizada uma panfletagem no Calçadão do Comércio, das 10h às 16h. Na terça-feira (14) ação irá acontecer no Jacintinho, Benedito Bentes e Praça do Pirulito. Além disso, haverá mostra de filmes, apresentação de teatro do Caps Dr. Everaldo Moreira. Também será realizada palestra sobre Reforma Psiquiátrica e Internações Compulsórias e uma mesa redonda sobre a Conjuntura Nacional e Estadual da SaúdeMental e da Luta Antimanicomial. .
Dia de luta
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.
 
Fonte: Passei Aki
 
Disponível em: <http://www.passeiaki.com/noticias/saude-realiza-acoes-alusao-dia-luta-antimanicomial>. Acesso em: 13 maio 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.