Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de maio de 2013

" A internação involuntária é exceção”


O Roda Viva recebeu o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador do Instituto Nacional de Políticas de Álcool e Drogas do CNPq
 
O Roda Viva desta segunda-feira recebeu o psiquiatra Ronaldo Laranjeira. Formado pela Escola Paulista de Medicina, Laranjeira dirige o Instituto Nacional de Políticas de Álcool e Drogas, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). É PhD em psiquiatria pela Universidade de Londres tem grande experiência na área de tratamento da dependência química. Na entrevista, ele explicou o que vem sido feito no estado de São Paulo para tratar os usuários de drogas, especialmente crack.
Laranjeira falou sobre a Justiça Terapêutica, alternativa que começa a ser usada em São Paulo, e que substitui a cadeira pelo tratamento. O usuário de drogas que cometeu pequenos crimes tem a opção de faz tratamento para o vício ao inves de ser preso. “A internação involuntária é exceção”, disse, e explicou que o sistema de recuperação é voluntario, já o de tratamento é involuntário. Este último serve para estabilizar o paciente.
Para Laranjeira, as intervenções policiais feitas na cracolândia de São Paulo não foram suficientes e só espalhou os usuários pela cidade. É preciso ainda, segundo ele, pensar em uma solução urbanística para a área ocupada pelos dependentes, combater o trafico de drogas e oferecer assitência às pessoas. Não apenas aos usuários de drogas mas também às suas famílias, já que, em dado citado por Laranjeira, 30% dos usuários de drogas têm filhos. Sem esquecer das mulheres grávidas que são viciadas.
Laranjeira não acredita que o Brasil deva copiar modelos de combate às drogas utilizados em outros países, e sim adaptar ideias à nossa realidade. Uma das soluções seria regionalizar o combate às drogas, com a polícia local e a comunidade em colaboração. Ele citou ainda o problema da falta de ações para conter o pequeno traficante - que representa 98% do tráfico.
 
Assista o programa: http://www.youtube.com/embed/Ry5fOdt8DbQ? 
 
Fonte: TV Cultura - Roda Viva
 
Disponível em: <http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/roda-viva-entrevista-o-psiquiatra-ronaldo-laranjeira>. Acesso em: 22 maio 2013.
 
ATENÇÃO: O CONTEÚDO PUBLICADO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO  DO MEMORIALJM. SÃO REPRODUÇÕES DE NOTICIAS REFERENTES A SAÚDE MENTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.