Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Encontro em Apucarana discute Atenção à Saúde Mental

O objetivo do encontro é refletir a respeito da Rede de Atenção Psicossocial (RAP)
De 16 a 17 de maio Apucarana realiza o 2º Encontro da Rede de Atenção à Saúde Mental: “A Rede em Pauta”. As atividades marcam o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. A organização é da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil de Apucarana (CAPS i), Centro de Atendimento Psicossocial de Apucarana Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS Regional de Cambira.
O objetivo do encontro é refletir a respeito da Rede de Atenção Psicossocial (RAP), criando um espaço de “Educação em Saúde”, capacitação sobre sinais, sintomas e acolhimento na Saúde Mental, bem como promoção do trabalho das instituições envolvidas. “Este evento também visa estimular a humanização nos serviços, promovendo a transformação do imaginário social acerca da “Loucura” e fortalecimento da participação popular e da convivência familiar e comunitária”, informa o prefeito Beto Preto (PT). De acordo com ele, o evento também visa a divulgação da recém criada Associação de Usuários, Familiares, Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental de Apucarana (AUFTASMA). Constituída em março deste ano, através dela são realizas assembleias todas as segundas sextas-feiras de cada mês no CAPS i de Apucarana.
Segundo a coordenadora do CAPS i, assistente social Eliane Fernandes Cherritte, no dia 16, das 8 às 10 horas, no salão nobre da prefeitura, o evento será direcionado aos médicos, dentistas e técnicos de saúde. A abertura, com café da manhã, será feita às 8h30 pelo prefeito Beto Preto (PT) e secretário de Saúde, Dr. Hélio Kissina. Às 9 horas acontece palestra “Sinais e Sintomas de transtorno mental grave” com a médica psiquiatra Drª Juliana Brum. Às 10 horas tem a fala: “Rede em Pauta”, com a psicóloga Tânia Tanus Salvatori e a enfermeira Lilian Ferreira Domingues.
No dia 17, às 8h30, nas dependências do prédio Presencial de Apucarana do Polo da UAB (Praça Rui Barbosa, 12) as atividades serão voltadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com apresentação da rede de serviços e estudos de casos. Na ocasião, por volta das 10h30, haverá palestra sobre “Acolhimento da Saúde Mental no PSF e Humaniza SUS. Na parte da tarde, a partir das 13 horas, no mesmo local, o público será composto por usuários da Saúde Mental. Está previsto um “bate-papo” sobre a importância da participação popular, apresentação da Associação dos Usuários, Familiares, Amigos e Trabalhadores da Saúde Mental de Apucarana, “Dinâmica do barbante”, Roda de Terapia e, finalizando, a promoção de um “Samba de Roda”.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3901-1047, no CAPS i de Apucarana.
O que é a Luta Antimanicomial
O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, refere-se a um processo de transformação dos serviços psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro, remetendo ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atuação
- CAPS infanto-juvenil: acolhe a demanda de transtornos mentais severos e persistentes e casos de uso de Álcool, Crack e outras drogas. Pacientes com idade de até 18 anos dos 17 municípios da 16ª Regional de Saúde.
Onde fica: Rua Coronel Luis José dos Santos, 94 - Bairro 28 de Janeiro – Fone: 3901-1047
- CAPS AD: acolhe a demanda dos casos de uso de Álcool, Crack e outras drogas. Pacientes com idade a partir de 18 anos dos 17 municípios da 16ª Regional de Saúde.
Onde fica: Rua Érico Veríssimo, 127- Bairro 28 de Janeiro – Fone: 3901-1048
- CAPS Regional em Cambira: acolhe a demanda dos casos de transtornos mentais severos e persistentes. Pacientes com idade a partir de 18 anos dos 17 municípios da 16ª Regional de Saúde.
Onde fica: Rua Natal, 05- Centro- Cambira – PR – Fone: (43) 3436-1686.
Fonte: Tn Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.