Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Oficina discute os impactos do racismo na saúde mental da população



Acontece em Curitiba a oficina “Saúde Mental Sem Racismo – Vivendo o Preconceito, Refletindo sobre a Discriminação”, no dia 15 de junho (sábado), das 10 às 14 horas. Promovido pelo Sindypsi, em parceria com a Rede de Mulheres Negras – PR (RMN-PR), Instituto AMMA Psique e Negritude, SISMUC, CRP/PR e SESA, o evento é marcante no que tange as discussões relativas à Saúde mental e os impactos da violência subjetiva do Racismo para a população Brasileira.
Será um evento preparatório ao II Encontro Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) das Relações Raciais e Subjetividades (II PSINEP), que acontecerá em Recife, do dia 04 a 07 de julho deste ano. Ações regionais vêm sendo realizadas no país todo para envolver a população com o tema. Confira a programação do evento nacional e ações regionais por este site.
O evento aqui no Sul do país contará com a presença de Maria Lúcia da Silva, do Instituto AMMA Psique e Negritude, especialista no tema. Esta psicóloga, que é referência nacional em saúde mental e racismo, ministrará uma oficina que está sendo mencionada como uma das novidades no campo das ações de enfrentamento a violência racial no Brasil.
“Vivenciando o preconceito, refletindo sobre a discriminação será um espaço para que, a partir das vivências pessoais dos participantes, possamos refletir sobre o impacto das discriminações raciais e de gênero na saúde mental dos grupos historicamente excluídos.”, compartilha a psicóloga.
Podem participar da oficina psicólogas e psicólogos interessados no tema, estudantes de psicologia ou qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer mais sobre este tipo de violência subjetiva que atinge mais da metade da população brasileira.
As inscrições são limitadas a 30 participantes e serão feitas por este site.
Saúde Mental sem Racismo – Vivenciando o preconceito, refletindo sobre a discriminação
Data: 15/06/13
Horário: 10hs às 14hs
Local: Auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (SISMUC) –
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 – no centro de Curitiba.
 
Fonte: SINDPSI-Paraná

Disponível em: http://www.sindypsipr.com.br/site/?p=1251&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=oficina-discute-os-impactos-do-racismo-na-saude-mental-da-populacao> . Acesso em: 22 maio 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.