Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Internação compulsória é debatida no Dia da Luta Antimanicomial

Sessão especial resgatou luta pela reforma psiquiátrica na Câmara Municipal de Salvador 
Antonio Queirós“Internação compulsória: uma negação da Reforma Psiquiátrica?” foi o tema da sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de Salvador, em homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio.
Desde 2005, a atividade é realizada pela Câmara por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que fez questão de destacar a importância das pessoas que levantaram o debate na Casa Legislativa.
“Abraçamos essa luta, mas não podemos esquecer Iolanda Pires e Juca Ferreira, que iniciaram esse movimento. Depois, Zezéu Ribeiro assumiu a casa e, em seguida, Gilmar Santiago. A partir de 2005, assumi o compromisso de, todos os anos, fazer essa sessão especial pelo Dia da Luta Antimanicomial. Ao longo desse período, procuramos identificar os problemas da luta pela reforma psiquiátrica”, lembrou Aladilce Souza.
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), o psiquiatra Tarcísio Andrade criticou a internação compulsória para pessoas que sofrem de dependência química. “Pensar em internação compulsória para pessoas que usam drogas é insano. Prejudica as famílias, os doentes e a sociedade como um todo”, declarou Andrade.
Outra questão levantada pelo médico foi a votação do Projeto de Lei nº 7.663, de autoria do deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), aprovado na última quarta-feira (22) na Câmara Federal. “Essa proposição é um crime. Não separar os traficantes dos usuários de drogas não é o caminho”, opinou Andrade.

Manifestações
Munidos de cartazes, pacientes e usuários dos Caps adentraram e se instalaram no plenário da Câmara. Muitos se pronunciaram na tribuna popular, falando sobre a assistência prestada pelos Caps e sobre a internação compulsória.
“Reativar a geração de renda com outro nome”, “Não à internação compulsória. Sim ao CAPS”, “S.O.S. CAPS”, “Melhoria na Alimentação. Soja uma vez na semana”, “Pelo esporte no CAPS e torneios”, “Pela reativação das oficinas de arte” são algumas frases escritas nos cartazes colados na mesa do Plenário Cosme de Farias contra a internação compulsória.
Além da vereadora Aladilce Souza, a mesa da sessão especial foi composta de pessoas com histórico de luta pela reforma psiquiátrica, entre elas Nivalda Oliveira (Ministério Público); Daniel Nicori (Defensoria Pública), Liliane Mascarenhas (Secretaria Estadual de Saúde), professor Marcus Vinicius (Núcleo de Estudos pela Superação de Manicômios), Elisleide Bonfim (Associação Metamorfose Ambulante), Silvio Roberto Silvia (Conselho Estadual da Saúde), Cesare La Rocca (Projeto Axé), Tereza Costa (Secretaria Municipal de Saúde).
 
Fonte: Câmara Municipal de Salvador
Disponível em: <http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=5844>. Acesso em: 24 maio 2013.

ATENÇÃO: O CONTEÚDO PUBLICADO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO  DO MEMORIALJM. SÃO REPRODUÇÕES DE NOTICIAS REFERENTES A SAÚDE MENTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.