Powered By Blogger

terça-feira, 14 de maio de 2013

Samambaia realiza Terceiro Passo da Saúde Mental


Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II e III AD de Samambaia, em parceria com a Rede Social local, realizam quinta-feira (16), a partir das 8h, o III Passo da Saúde Mental, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio.
O evento terá início com uma caminhada e a concentração será em frente ao Corpo de Bombeiros de Samambaia, com percurso até ao Ponto de Encontro Comunitário (PEC), na quadra 206, onde serão realizadas atividades com a comunidade, como apresentação de mamulengo e aula de yoga.
Os organizadores solicitam aos participantes o uso de camiseta branca, a fim de representar a paz, conforme escolha dos usuários dos CAPS. Além disso, serão distribuídos balões verdes, em representação à saúde mental. Esse é o terceiro ano do evento, que no ano passado foi acompanhado por quase 200 pessoas.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é considerado um marco teórico e político da mudança do tipo de assistência oferecido às pessoas com sofrimento psíquico grave, o que também desencadeou a criação da Política Nacional de Saúde Mental e a implantação dos CAPS em substituição à lógica de exclusão social dos hospícios/manicômios.
Os CAPS têm a finalidade de prestar atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico, a fim de diminuir e evitar internações psiquiátricas, bem como de articular-se com a rede de serviços da comunidade, de modo a favorecer a reinserção social.

Fonte: Clica Brasilia

Disponível em: <http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?samambaia-realiza-terceiro-passo-da-saude-mental&id=469952>. Acesso em: 1 4maio 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.