Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saúde promove Olimpíada da Saúde Mental


O dia é em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial
 
A secretaria do sistema de saúde de Criciúma realiza a primeira Olimpíada Esportiva e Cultural da Saúde Mental. O evento será realizado na sexta-feira (17), a partir das 9h30min, no Parque das Nações Cincinato Naspolini. A Olimpíada tem como tema “O abre alas que eu quero passar, eu sou da luta não posse negar”. As atividades serão alusivas ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado no sábado (18).
O evento tem o objetivo de desenvolver uma interação artística e desportiva, e desenvolver o espírito criativo e cooperativo entre os usuários, familiares e profissionais da Saúde Mental. “A importância do evento é fazer uma reflexão sobre os avanços e desafios para implantação e implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, destaca o coordenador da saúde mental, Denílson Rodrigues Fonseca.
Ele explica que o movimento da reforma psiquiátrica, no município de Criciúma, se faz através de ações que potencializam a rede de saúde mental, efetivando os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS). E também fomentando serviços substitutivos ao modelo hospitalar, garantindo a reinserção social e ampliação da autonomia das pessoas.
O coordenador explica que em Criciúma já existe uma APS, que vai de encontro da substituição do modelo hospitalar. “Os pontos desta rede são os CAPs II, CAPs III, CAPs II ad, CAPs I, além do projeto Somar”. E estratégias de saúde mental na atenção e a equipe consultoria na rua”, afirma.
Fonseca ainda lembra que até julho deste ano, será implantado no município o serviço Residencial Terapêutico. “Será um grande avanço da reforma psiquiátrica em Criciúma”, finaliza.
 
Fonte: Prefeitura de Criciúma
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.