Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Solidão Pode Ser Tão Prejudicial Quanto o Cigarro

Estudo conclui que a solidão e o isolamento social pode ser tão prejudicial quanto o tabagismo e o alcoolismo. Foto: Getty ImagesA solidão pode causar efeitos graves na saúde. De acordo com uma pesquisa do psicólogo americano John Cacioppo, o isolamento social é tão prejudicial quanto o hábito de fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra. Os dados são do jornal Daily Mail.
A análise concluiu que ficar só aumenta os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e da pressão arterial, levando à zona de perigo de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). "Sentir-se sozinho e sem amor também pode tornar mais difícil dormir e até mesmo acelerar a progressão da demência", disse o cientista.
A psicoterapeuta Christine Webber disse ao jornal que, à medida que se envelhece, as amizades tendem a diminuir. Dados mostram que as taxas de divórcio estão aumentando a partir dos 60 anos; fora os casais que vivem na mesma casa, mas não estão juntos de fato.
A estratégia sugerida por ela é tornar-se acessível. Conversar com as pessoas que estão ao redor, procurar antigos amigos nas redes de relacionamento da internet e fazer atividades voluntárias são alternativas.

Fonte: Terra

Disponível em:http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5273999-EI16557,00-Solidao+pode+ser+tao+prejudicial+quanto+o+cigarro.html. Acesso em: 15 ago.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.