Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Guerra da Secessão em Três Dimensões: fotografias do conflito tiradas na década de 1860 já criavam o efeito 3D. O acervo foi disponibilizado na internet pela Biblioteca do Congresso

[Berlin (now Brunswick), Md. Pontoon bridge and ruins of the stone bridge across the Potomac (destroyed in 1861)] (LOC)As imagens em terceira dimensão são mais antigas do que muita gente imaginava. Uma série de fotos da Guerra da Secessão, pertencente ao acervo da Biblioteca do Congresso americano, já produzia efeitos 3D em plena década de 1860.
As fotos de feridos e cidades destruídas, feitas há 150 anos, aparentam ser mais recentes, quando vistas com óculos 3D. O efeito de profundidade é obtido quando são tiradas duas fotos da mesma cena, de ângulos quase idênticos, quase como uma imagem “em estéreo”. Depois de impressas em cores contrastantes e sobrepostas, se forem observadas com lentes das mesmas cores, provocam a ilusão de óptica, dando a ideia de terceira dimensão.
A Biblioteca do Congresso organizou uma coletânea com várias dessas fotos duplicadas e digitalizadas em cores diferentes. O acervo, cuja maioria das imagens data do período entre 1860 e 1870, pode ser visto no site Flickr.

Fonte: Revista História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.