Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pesquisa Identifica Genes que Causam Esquizofrenia: estudo encontra mutações em 40 genes diferentes, o que pode ajudar a tratar pacientes da doença. Esquizofrenia atinge uma em cada cem pessoas no mundo todo

A esquizofrenia é uma doença relativamente comum - pesquisadores estimam que uma pessoa em cem desenvolve sintomas da doença em algum momento da vida. Um pesquisa divulgada na edição desta semana da revista científica Nature mostra que mutações genéticas podem ajudar a explicar a doença.
O estudo descobriu que, em pelo menos metade dos casos de esquizofrenia, não são os genes herdados dos pais que causam a doença, mas mutações genéticas. Os pesquisadores encontraram mutações em 40 genes diferentes, o que explica a alta incidência de casos.
"O fato que uma quantidade tão grande de mutações pode causar a mesma doença é fascinante. É um número muito maior do que nós suspeitávamos", diz a pesquisadora Maria Karayiorgou, que lidera o estudo.
Os pesquisadores acreditam que podem encontrar ainda mais mutações - talvez centenas - que contribuem para a esquizofrenia, diz a Nature. Os resultados do estudo podem abrir caminho para novas formas de tratamento da doença no futuro.
A esquizofrenia afeta milhões de pessoas no mundo todo, e se caracteriza por problemas na comunicação entre os neurônios no cérebro. Os pacientes sofrem com sintomas como alucinações, delírios, dificuldade de raciocínio, além da perda de energia e emoções.

Fonte: Revista Época

Disponível em:<http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI255542-15257,00.html>. Acesso em: 08 ago. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.