Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Música Reduz a Ansiedade de Pessoas com Câncer

Blog de anaguevarameirise :UMA LENDA NA PRINCESA DO SERTÃO..., Música reduz dor e ansiedade em pacientes com câncerEscutar música e participar de sessões de musicoterapia aliviam a ansiedade de pessoas com câncer, tem efeitos positivos no humor e na redução da dor. É o que diz uma revisão de estudos sobre o tema publicada na revista "The Cochrane Library", liderada por Joke Bradt, do Departamento de Arteterapia na Universidade de Drexell, na Filadélfia.
A equipe analisou dados de 30 ensaios clínicos envolvendo 1.891 pacientes com os mais variados tipos de tumores, sendo que em 13 estudos eles participaram de sessões de musicoterapia e em outros 17 eles escutaram músicas pré-gravadas. O uso da música como método terapêutico tem aplicação benéfica comprovada em várias áreas, como em pessoas com dificuldades motoras, autistas, indivíduos com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais e agora também se mostrou eficaz em casos de câncer.
Apesar de o número de sessões e do tempo em cada uma delas ter variado muito, a investigação confirmou através de testes clínicos que, em comparação aos tratamentos convencionais, a música reduziu a ansiedade consideravelmente. E alguns estudos registraram efeitos benéficos muito maiores do que outros, principalmente no que diz respeito à dor. Poucos efeitos foram detectados na frequência cardíaca respiratória e na melhora da pressão arterial.
- Os dados sugerem que as intervenções de música orientadas por profissionais qualificados podem ser úteis como tratamento complementar para pessoas com câncer - diz o coordenador da revisão, Joke Bradt. - Por enquanto não dá para afirmar se as sessões de musicoterapia produzem mais efeitos do que apenas ouvir música.
Os autores dizem que é necessário realizar mais estudos para entender o impacto da música na angústia, na imagem corporal e em outros aspectos, porque os dados atuais são escassos para chegar a uma conclusão.

Fonte: Jornal O Globo

Disponível em:<http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/08/09/musica-reduz-ansiedade-de-pessoas-com-cancer-925099521.asp#ixzz1V6JSPtOp>. Acesso em: 15 ago. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.