Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de março de 2013

Assistência para saúde mental gratuita

A equipe do Núcleo de Saúde Mental da Criança e do Adolescente será ampliada com mais um médico psiquiatra e um psicólogo. Com a mudança, a equipe passará a contar com seis psicólogos na rede de atenção primária à saúde e dois psiquiatras infantis. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à Saúde Mental no município.
O Núcleo atende crianças e adolescentes que apresentam problemas psíquicos como autismo, psicose e neuroses graves. Esse público chega ao serviço de forma espontânea nas Unidades Básicas de Saúde ou por encaminhamentos feitos por professores da rede municipal de ensino, profissionais da rede de assistência social e Conselho Tutelar.
Tratamento
O trabalho do Núcleo consiste na discussão e construção do caso clínico de forma intersetorial (matriciamento), com o objetivo de definir as formas de intervenção de cada setor e traçar um projeto terapêutico (tratamento) adequado a cada paciente. “O envolvimento dos profissionais ou instituições que encaminharam a criança é parte fundamento nesta etapa”, destaca a psicóloga da Secretaria de Saúde, Juliana Corrêa.
Ainda segundo a psicóloga, a discussão junto a esses profissionais ainda propicia um melhor entendimento da situação e a mudança do olhar sobre a criança e o adolescente com sofrimento mental. “Também possibilita o acolhimento e inclusão deste público nos diversos serviços e programas municipais nas áreas de saúde, educação, assistência social e esportes e lazer”, ressalta Juliana Corrêa.
Todos os psicólogos que atuam nas unidades de saúde acolhem e discutem os casos com os demais setores. Já os casos mais graves são encaminhados à unidade do Centro, que é o serviço de referência do Núcleo. “Desta forma, a rede de atenção não se restringe ao acompanhamento psicológico e à consulta psiquiátrica, pois busca envolver todos os setores necessários ao tratamento”, finaliza Juliana Corrêa.
Fórum
Mensalmente, o município também realiza o Fórum Intersetorial de Saúde Mental da Criança e do Adolescente. O objetivo é fomentar ações intersetoriais destinadas às crianças e adolescentes com sofrimento mental ou intercorrências com o uso abusivo de álcool e drogas. Participam desta iniciativa profissionais que atuam em diferentes setores como Assistência Social, Conselho Tutelar, Educação, Jurídico e Saúde.

Fonte: Diário do Aço

Disponível em:<http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=70384>. Acesso em: 07 mar. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.