Powered By Blogger

terça-feira, 26 de julho de 2011

Saúde Mental: seminário encerra turma de 2011

Com quase três décadas de existência, o curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial realizará, na próxima sexta-feira, 29/7, o seminário de encerramento da turma de 2011. O evento, aberto ao público, será coordenado pelo pesquisador da ENSP Paulo Amarante e receberá como palestrantes o diretor da Escuela de Psicologia Social para la Salud Mental, Alfredo Moffatt, e Daniela Azpiazú Bitsikas, da mesma instituição. Os temas debatidos serão O desenvolvimento das comunidades autogestivas em saúde mental e Antropologia dos meninos de rua. O seminário está marcado para as 9h30 no salão internacional da ENSP. Não é necessária inscrição prévia.
De acordo com Amarante, o convite a Alfredo Moffatt também é uma homenagem a este psicólogo que criou marcos históricos na área da saúde mental. "Ele abriu caminho para a denúncia da violência na psiquiatria, no manicômio e também a possibilidade de fazer trabalhos de saúde mental que não fossem centrados no modelo asilar. Moffatt escreveu muitos livros, dentre eles Psicoterapia do Oprimido, na década de 1970, que se tornou uma referência para estudantes e militantes da área, pois foi publicado na mesma época do início da Reforma Psiquiátrica brasileira", explicou Paulo.
Ele continuou dizendo que o livro teve grande repercussão internacional. "No Brasil, muito particularmente, ganhou grande vulto, pois tínhamos aqui a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e a teologia da libertação, que também tinha relação com a questão do oprimido. Alfredo Moffatt foi um dos pioneiros no trabalho com comunidade de rua e população carente, e até hoje trabalha com o tema. Moffatt desinstitucionalizou seu trabalho, conseguiu sair do modelo clássico dos hospitais e centros de atenção psicossocial para trabalhar nas ruas", explicou Paulo Amarante.
Daniela Azpiazú Bitsikas, que trabalha com Moffatt na Argentina e também estuda a questão da população de rua, fará a palestra Antropologia dos meninos de rua. Na opinião de Paulo, este é um tema cada vez mais importante para o Brasil, pois o país está vivendo uma epidemia de crack. "Isso aumenta o número de pessoas vivendo na rua, principalmente crianças e jovens, em situação de risco e vulnerabilidade social", alertou.
O curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, criado na ENSP em 1982, foi pioneiro na formação de quadros para a Reforma Psiquiátrica brasileira e ajudou a construir conceitos e políticas para a área. Além do curso de especialização, acontecem vários cursos descentralizados em todo o país.

Fonte: Informe ENSP
Disponível em: <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?origem=1&matid=26627>. Acesso em : 26 jul. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.