Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de julho de 2011

I Encontro de Pesquisadores em História da Saúde Mental

O Encontro acontecerá em Florianópolis, nos dias 04 e 05 de agosto de 2011, no Campus Universitário David Ferreira Lima da UFSC, bairro Trindade.

O desenvolvimento de pesquisas históricas na área da psicologia e da saúde é de fundamental importância para a compreensão do contexto dos dispositivos de atenção à saúde e seus impactos no campo da produção da subjetividade. Nos últimos anos houve um incremento da produção de pesquisas sobre a história do campo da saúde mental no Brasil, sendo uma área interdisciplinar por excelência, com pesquisas desenvolvidas na área da psiquiatria, antropologia, enfermagem, serviço social, psicologia, entre outras.
Em especial, a psicologia brasileira, nas últimas décadas, foi marcada pela intensa necessidade de pensar criticamente suas práticas, tendo em vista os variados campos de inserção nos quais se inscreve. Nesse movimento, pondera acerca de sua história, busca compreender os caminhos que percorreu e protagoniza processos de transformação de posicionamentos frente aos fenômenos e desafios do tempo presente.
Além disso, cabe destacar que as últimas décadas contam com relevantes processos de intervenção da área no que se refere ao planejamento, gestão e avaliação das políticas de saúde mental, tendo em vista os contextos do Movimento da Reforma Sanitária, da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da implementação da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Mais informações no site do evento: www.encontrohistoriasm.ufsc.br/sobre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.