Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Faça Um Passeio Virtual Pela Salvador do Século XVI

A historiadora e mestranda em Modelagem Computacional Maria Antonia Lima Gomes e o doutor em Educação e Tecnologia,  Alfredo Eurico Rodrigues Matta, ambos vinculados ao sistema Senai-Cimatec/BA*, desenvolveram um passeio virtual pela cidade de Salvador do Século XVI. As características da época e dos que aqui viveram a partir de sua fundação, em 1549, foram contempladas nesta apresentação.
Ao se aproximar dos personagens durante o passeio, é possível interagir com eles e deixar sua opinião sobre fatos e costumes observados, fazendo um paralelo com os dias de hoje. Maria Antônia ressalta que a cidade, erguida em meio a tumultuados conflitos,  reuniu  muitas culturas, etnias e práticas sociais que vieram a se tornar a base da cidade que hoje conhecemos. “As relações sociais da cidade foram construídas sob a hegemonia de valores europeus, que dialogavam com o contexto local e heranças ancestrais das culturas indígenas e africanas”, observa.
A pesquisadora detalha que, sob o domínio europeu,  aqui se mesclaram as práticas indígenas dos Tupinambás -  sociedade sem classes, auto-sustentáveis que influenciaram principalmente o modo de habitação, os manejos e as técnicas da época – e as africanas, que passaram a participar desta complexa construção a partir do  final do século XVI.
Para conhecer um pouco melhor como era a cidade na época, instale o arquivo do passeio, conheça as principais construções e personagens que fizeram parte da  história deste período e deixe suas impressões sobre esta experiência. Você também pode responder à enquete: que razão faria com que você vivesse na Salvador do Século XVI?
Instruções de instalação:
1. Clique aqui -  http://www.virtualizeid.com.br/salvador/salvador.zip  - para baixar o arquivo e descompactar em seu computador (zip ou rar)
2. Descompacte todo o conteúdo do arquivo em uma pasta
3. Execute o arquivo Salvador.exe
4. Para passear pela Salvador virtual, utilize as setas do teclado
5. Ao se aproximar dos personagens, clique “E” para interagir com eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.