Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Museu da Inconfidência Exibe Termo de Criação de Vila Rica

A cidade de Ouro Preto comemora, nesta sexta-feira (8), seus 300 anos de fundação. Para celebrar a ocasião, o Museu da Inconfidência expõe ao público a partir desta data o Termo de Criação de Vila Rica, que poderá ser visitado durante todo o mês.
Presente no Registro de regimentos, ordens, cartas régias, resoluções e termos (1709 – 1754), o Termo de Criação de Vila Rica pertence ao Arquivo Público Mineiro. O manuscrito possui 156 páginas e registra a fundação oficial de Vila Rica, criada a partir da junção de diversos arraiais que prosperavam graças à exploração do ouro. A cidade passaria a ser conhecida como Ouro Preto a partir de 1823 e seria capital da província de Minas Gerais até 1897, quando Belo Horizonte foi inaugurada.
Uma cerimônia simbólica de elevação dos arraiais à condição de Vila Rica será promovida no dia 8, às 14h30, na sala em que a obra ficará exposta. A iniciativa é da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Museu da Inconfidência, ligado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).
 
 Fonte: Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.