Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Inteligência e Crueldade de um Assassino em Série:

Criminoso mais procurado em quatro países europeus no final da década de 1980, o italiano Roberto Succo foi preso pela primeira vez aos 19 anos, após matar os próprios pais – eles lhe teriam negado as chaves do carro. Formou-se em ciências políticas antes de fugir da prisão psiquiátrica e empreender uma série de assassinatos e estupros. Com base na biografia do assassino italiano, a montagem Roberto Zucco, (com “z” no lugar do “s” do sobrenome original), vencedora do prêmio Shell 2010 de melhor direção, aborda a psicopatia como componente de uma sociedade repleta de absurdos.

Uma das primeiras cenas compreende um diálogo-chave entre o protagonista e sua mãe. Pouco antes de ser friamente estrangulada, ela define o filho como “um trem que descarrila de trilhos dos quais todo mundo pode se desviar”. A metáfora criada pelo autor do texto, o dramaturgo francês Bernard-Marie Koltés, é oportuna – os encontros de Zucco com outros personagens são de fato traumáticas colisões: a rápida relação sexual, empobrecida de sentimento, com uma adolescente é o suficiente para que a moça abandone a família e passe a se prostituir; uma conversa com uma mulher rica e fútil num banco de praça resulta em tragédia.

Apesar de a peça tratar de um assassino em série, a psicopatia fica em segundo plano: é abordada como elemento de uma sociedade de moral distorcida, na qual é preciso “fechar as escolas e aumentar os cemitérios”. O cenário com arquibancadas móveis – os próprios atores arrastam e posicionam as estruturas a cada nova cena – literalmente coloca o público diante de novas perspectivas ao longo do espetáculo. Aos poucos, a agressividade do anti-herói converte-se em perplexidade com o mundo e em desconfortável -consciência de sua “maldade”, até que, perseguido pela polícia, o trem desgovernado corre para a própria destruição.

Roberto Zucco. Espaço dos Satyros 1. Praça Roosevelt, 214, Centro, São Paulo. Informações: (11) 3258-6345. Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 18h. R$ 30,00
(sexta e domingo) e R$ 40,00 (sábado). Até 30 de julho.

Fonte: Revista Mente e Cérebro

Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/inteligencia_e_crueldade_de_um_assassino_em_serie.html. Acesso em: 20 jul.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.