Pela primeira vez na Bahia, uma agente literária faz palestra para o público do livro e da leitura! Com a fala “O agente, o autor e o editor: relação necessária”, Marisa Moura (Página da Cultura) participa do Seminário Rede Produtiva do Livro, que conta ainda com as palestras de José Castilho (Unesp), Flávia Garcia Rosa (Edufba), Rosel Soares (Casarão do Verbo), Maria Antonieta Cunha (MinC) e Haroldo Ceravolo (Libre). A mediação é de Carlos Ribeiro (ALB e UFRB) e Márcia Tude (Livro.com).
Dias 13 e 14 de junho (quarta e quinta-feira), das 14:30 às 18 horas,
Auditório Zélia Gattai, Unijorge.
Editores, escritores, gráficos, leitores, livreiros, distribuidores, produtores culturais, participem!
Nos próximos dias 13 e 14 de junho (quarta e quinta-feira) , no Auditório Zélia Gattai da Universidade Jorge Amado – Unijorge, será realizada a primeira edição do Seminários Novas Letras de 2012, com o tema Rede Produtiva do Livro. E para debater o assunto, o Seminário vai reunir escritores, editores e agente literário.
O Seminário Novas Letras – Rede Produtiva do Livro tem como objetivo abrir discussões sobre a edição de livros, agenciamento de autores, editoras, publicações em geral etc, ou seja, despertar o público para os elos do setor.
Para isso, logo no primeiro dia, o debate gira em torno da produção e distribuição pelos editores baianos, com a diretora da Edufba, Flávia Garcia. Participa também neste dia, Rosel Soares, editor da Casarão do Verbo, que falará sobre a experiência de publicar autores baianos.
Outra discussão interessante é o “mercado editorial brasileiro”, com o diretor presidente da Unesp – SP, José Castilho Marques Neto. O debate será mediado por Márcia Tude, editora da Livro.com, editora baiana de destaque.
No segundo dia, o seminário ferve com a discussão sobre a figura do agente literário, profissão ainda pouco difundida no país. Para falar da relação entre o agente, o autor e o editor, o evento conta com a presença de Marisa Moura, considerada a agente literária mais requisitada do Brasil na atualidade.
Os temas do segundo dia seguem com Haroldo Ceravolo, presidente da Liga Brasileira de Editoras - Libre que vai falar sobre as Feira de Livros, e com Maria Antonieta Cunha, Diretora do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura – MinC, que discorrerá sobre a leitura no Brasil. O debate do segundo dia do seminário Rede Produtiva do Livro será mediado pelo professor, escritor e jornalista Carlos Ribeiro.
“Realizado desde 2009, os Seminários Novas Letras vem abrindo frente para temas diversos. Aproveitando o momento, em que há dois Editais Públicos para edição e publicação de livros, essa discussão torna-se ainda relevante”, explica Mayrant Gallo, Diretor do Livro e da Leitura, da Fundação Pedro Calmon/SecultBA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.