Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Especialistas Apontam Falhas em Relatório da ONU Sobre Drogas: psiquiatra explica que dados são calculados com base nas apreensões porque na maioria dos países baixos os níveis de pesquisa a respeito


Uma em cada cem mortes entre adultos, no mundo todo, é causada pelo uso de drogas . Esse é o resultado de um relatório mundial sobre o uso de drogas ilícitas, divulgado pela ONU. No Brasil, aumentou o consumo de cocaína. O uso de drogas é maior na região sul , uma área relativamente mais rica.
O psiquiatra Jorge Jaber, especializado em dependência química, explica que a ONU utiliza dados obtidos por satélite para rastrear as áreas de produção e calcula se está havendo um aumento ou diminuição dessa produção. “Havendo uma grande produção e uma grande apreensão, a ONU calcula que houve uma diminuição no uso. Não são os consumidores que respondem a esses relatórios, porque na maioria dos países são baixos os níveis de pesquisa a respeito”, aponta Jaber. Segundo o psiquiatra, a maconha e a anfetamina são apontadas como os principais problemas. “Nesse momento, temos a necessidade de um cuidado extremo na área de saúde , precisamos agir prevenindo o uso das drogas”, diz.
O jurista e professor Wálter Maierovitch diz que sua principal preocupação é com a
economia movimentada pelas drogas. “É um mercado que movimenta de 3% a 5% do PIB do planeta. As drogas ilícitas movimentam US$ 1 trilhão todos os anos. É um fenômeno que não pode ser visto em um relatório com dados em relação às apreensões. A melhor linha para combater às drogas é o ataque a essa economia e às organizações criminosas ”, aponta.


Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria

Disponível em:<http://abp.org.br/2011/medicos/imprensa/clipping-2>. Acesso em: 28 jun. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.