Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Psicóticos Contemporâneos Acreditam Estar em Reality Show: cinco estudos de casos de psiquiatras americanos mostram que nas gerações atuais a TV substituiu Jesus ou Napoleão no pensamento paranoico.


Cena do filme “The Truman Show”, do australiano Peter Weir: psicóticos relatam experiências como as do filme em cinco estudos de caso publicados por psiquiatras americanos

Rio - Os psiquiatras americanos Joel e Ian Gold publicaram cinco estudos de caso de pacientes psiquiátricos que relatavam experiências similares às do filme “The Truman Show”, de 1998, no qual Jim Carey vive o personagem Truman Burbank, que, sem saber, vive um reality show.
De acordo com o diretor de educação pública do Royal College of Psychiatrists, Peter Byrne, os casos não são surpresa, já que ele mesmo tratou pessoas que falavam sobre experiências como as do filme.
— Psicose é uma mistura de ilusões mas também, e mais frequentemente, alucinações com vozes. É verdade que algumas pessoas jovens, por causa de suas experiências, incluem reality shows da TV, que estão em todos os lugares com câmeras. Estas pessoas então escutam comentários sobre si mesmas e assumem que fazem parte de um tipo de reality show — explica ele, que também ouviu referências sobre o filme “Matrix”.
Em 2005, em uma pesquisa psicológica, Vaughan Bell escreveu sobre ilusões que envolviam a internet, especificamente sobre um paciente que estava convencido de que havia um microchip implantado em sua cabeça: “Se você pegar um livro de psiquiatria, estará escrito que o paciente pensa que é Jesus ou, entre os mais velhos, Napoleão. Estas são apenas variações do mesmo tema e os temas são crenças paranoicas profundas sobre estar sob vigilância e, em algum nível, sobre ser especial — uma variação de uma ilusão grandiosa. Na Idade Média alguém deve ter pensado que era santo. É a mesma história, só uma diferente fixação”.

Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.