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quinta-feira, 17 de maio de 2012

Papel da Escola é Fundamental nos Casos de Ciberbullying


No Colégio Pentágono, em São Paulo, há internet sem fio e lousas eletrônicas nas salas das turmas a partir do 6º ano. Alunos podem levar seus laptops e o portal do colégio tem ferramentas para acompanhamento das lições. 
"O papel da escola é formar os alunos para saberem utilizar eticamente as diferentes ferramentas", diz Darlene Sola, assessora pedagógica de tecnologia educacional. 
As opiniões sobre o tema divergem. As escolas da pedagogia Waldorf, baseada nos princípios da antroposofia, são contra o contato das crianças com os meios eletrônicos. 

Maria Luiza Mendonça e Alice de Mello Castanho, 8, em aula com projetor interativo no Colégio Pentágono, em SP
"A pedagogia Waldorf entende que existe idade para introduzir essas ferramentas [em torno dos 14 anos]. A capacidade de imaginação não depende da tecnologia", diz Lorenzo Bagini, professor da Escola Waldorf São Paulo. 
Há ainda escolas que usam a tecnologia como recurso pedagógico, mas com moderação. Na escola Vera Cruz, mesmo as pesquisas feitas em casa são orientadas: 
"Indicamos fontes de informação na internet, principalmente para alunos dos 8º e 9º anos", diz Vera Lúcia Conn, coordenadora do ensino fundamental. 
A participação da escola fica mais importante nos casos de ciberbullying. Para o espanhol Jorge Flores, fundador do PantallasAmigas (entidade que promove o uso seguro da internet), esse é o problema mais relevante para as crianças: "Suas consequências podem ser muito graves, é muito difícil de prevenir e quando a coisa começa é muito difícil de interrompê-la". 
 
Fonte: Folha de São Paulo
 
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1090129-papel-da-escola-e-fundamental-nos-casos-de-ciberbullying.shtml>. Acesso em: 16 maio 2012.

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