Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Boneca “Com Problemas Mentais” Causa Polêmica na Suécia: Brinquedo é parte de uma campanha para destacar esse tipo de deficiência


Um novo brinquedo colocado à venda nas lojas de Gotemburgo, na Suécia, chocou vendedores locais e levantou uma polêmica no país. O objeto à venda é uma boneca que aparenta ter problemas mentais.
Segundo o site de notícias The Local, a Cooperativa para uma Vida Independente de Gotemburgo (GIL, na sigla em inglês) colocou nas lojas da cidade uma boneca que aparenta ter problemas mentais. O brinquedo traz em sua embalagem a frase “Trate-a como uma verdadeira doente mental”.
De acordo com grupo, uma organização sem fins lucrativos que presta assistência a pessoas com deficiência, a intenção é fazer as pessoas pensarem sobre como são tratadas as pessoas com problemas mentais na Suécia.
Segundo Anders Westgerd, membro da GIL, a boneca é para gerar um debate em torno de como as vezes deixamos de nos aproximar de pessoas com deficiência.
— Normalmente, as pessoas que dizem se sentir ofendidas pelas bonecas são aquelas que tratam os deficientes com um cuidado exagerado.
A boneca recebeu o nome de “CP–docken”, que, em sueco, significa "boneca com paralisia cerebral".
De acordo com a GIL, o brinquedo foi feito como se tivesse sinais claros de paralisia, e não para ser "fofo".
“Nós não somos fofos como os outros. Nós somos tão burros, espertos, confiantes e felizes como qualquer pessoa”, disse Westgerd.
— Somos pessoas como qualquer outra. Trate-nos como tal. Se você é como a maioria das pessoas, que precisa ser agradável com um doente metal, ao invés disso, você pode comprar a nossa boneca.
Segundo o The Local, o objetivo do grupo é promover um pequeno debate com pessoas que passaram por Gotemburgo e se incomodaram com a boneca.
 
Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria
 
Disponível em:http://abp.org.br/2011/medicos/imprensa/clipping-2. Acesso em:30 maio 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.