A sétima arte e a teoria do inconsciente marcam o século XX e a atualidade com a construção da cena cinematográfica e o questionamento do sujeito que a ela corresponde. Ambos reconfiguram nossa experiência da realidade, do sonho e da memória. O curso promove o diálogo entre as duas disciplinas, permitindo explorar o campo imaginário e nele entrever a estranheza que caracteriza o inconsciente e articula o sujeito à cultura.
11 MAI - A cena da realidade e a cena inconsciente
O contexto cultural em que surgem cinema e psicanálise.
18 MAI - Memória e imagem
Nossas lembranças mais nítidas, como mostra Freud, podem ser imagens construídas a posteriori. O cinema explora essa lógica, sendo capaz de suscitar pseudomemórias no espectador. O média-metragem O molhe (1962), de Chris Marker.
25 MAI - O cinema e o sonho
O sonho é considerado por Freud como a “via régia que leva ao inconsciente”. A produção fílmica é tradicionalmente tomada como análoga à produção onírica. Segredos de uma alma (1926), de G. W. Pabst, o primeiro filme da história a tratar da psicanálise.
01 JUN - O estranho e David Lynch
O universo onírico criado pelo cineasta norte-americano David Lynch traz para o cinema as dimensões da sexualidade, da angústia, do medo e da violência que povoam o inconsciente.
Cinema e psicanálise. Casa do Saber. Av. Epitácio Pessoa, 1164, Lagoa – Rio de Janeiro. Informações: (21) 2227-2237. Dias 11, 18 e 25 de maio e 01 de junho. Acesse emwww.casadosaber.com.br.
Fonte: Revista Mente e Cérebro
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