O Museu do Diamante, na atual cidade de Diamantina, em Minas Gerais, reúne alguns dos principais testemunhos da época em que 3 milhões de quilates do mineral foram extraídos da região, durante o período colonial. E agora a instituição já pode ser visitada virtualmente pelo site http://www.eravirtual.org/. As exposições aparecem em imagens de 360°, acompanhadas de textos explicativos e guia de voz.
O Museu do Diamante expõe espécimes recolhidos das jazidas, além de mostrar aspectos da mineração que influenciaram a economia e a sociedade da região do antigo Tijuco. O acervo inclui utensílios, mobiliários e objetos, além de fotos retratando os trabalhadores e o cotidiano local em torno da extração da pedra preciosa.
Para a diretora do museu, Lilian Oliveira, a visita virtual não substitui a experiência real, porém contribui para atrair o público não só para a instituição, mas também para a região turística de Diamantina.
Além de fazer parte do cenário da Inconfidência Mineira, o Arraial do Tijuco é o lugar onde nasceu Juscelino Kubitschek e viveu a famosa escrava Chica da Silva. Além disso, o museu fica em uma casa que pertenceu ao padre inconfidente José da Silva e Oliveira e Rolim.
Fonte: Revista História Viva
Disponível em:http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/museu_de_diamantina.html. Acesso em: 31 jan. 2012.
Fonte: Revista História Viva
Disponível em:http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/museu_de_diamantina.html. Acesso em: 31 jan. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.