Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um Olhar do Século XIX Sobre o Rio: exposição em cartaz no Museu Chácara do Céu traz obras de artistas estrangeiros que retrataram a paisagem carioca nos tempos do Império

O público carioca pode descobrir como a paisagem de sua cidade foi vista nos últimos 200 anos por artistas de várias partes do mundo. Isso porque o Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, organizou a mostra “Bonito por natureza: Rio ontem e hoje”, com gravuras, aquarelas e desenhos feitos no século XIX que retratam os diferentes olhares que os viajantes lançaram sobre a “cidade maravilhosa”.
A exposição traz trabalhos do pintor alemão Emil Bauch, do inglês Richard Bate, do navegador americano Melanchton Brooks Woolsey, entre outros. Essas obras pertencem ao acervo deixado pelo empresário brasileiro Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), colecionador de arte e mecenas, que hoje empresta seu nome ao complexo de espaços expositivos formados pelo Museu Chácara do Céu e pelo Museu do Açude.
A mostra não exibe somente trabalhos feitos pelos viajantes do século XIX: além disso, o visitante poderá conferir um olhar contemporâneo sobre o Rio de Janeiro por meio das fotografias de Almir Reis e Jaime Acioli.
“Bonito por natureza” ficará em cartaz até o dia 19 de setembro.

Fonte: Revista História Viva

Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/um_olhar_do_seculo_xix_sobre_o_rio.html. Acesso em: 01 jun. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.