Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Debate da Revista de História da Biblioteca Nacional Desvenda Sociedades Secretas

A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) promove no dia 28 de junho, terça-feira, às 16h, debate sobre o tema “Sociedades secretas: mais mentiras do que mistérios”, matéria de capa da edição 69 da RHBN. O objetivo é discutir o que está por trás do clima de mistério que cerca organizações como Maçonaria, Bucha, Ninjas, Opus Dei entre outras. O evento terá a participação da historiadora e escritora Isabel Lustosa e do pesquisador Luís Fernando Messeder e integra a série Biblioteca Fazendo História, que acontece uma vez por mês.
O debate será realizado no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional e terá transmissão pelo site http://www.institutoembratel.org.br/ e acompanhamento, em tempo real, pelo twitter da revista (@rhbn). A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificados de participação que podem ser utilizados por alunos e professores como horas de atividades complementares.
Os palestrantes
Isabel Lustosa é historiadora, escritora e atualmente atua como pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. Luís Fernando Messeder é professor da Faetec e autor da dissertação “A Burschenschaft e a formação da classe dirigente brasileira na República Velha” (UFF).
O evento
Biblioteca Fazendo História é uma série de debates mensal realizada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, cujo objetivo é discutir temas relevantes da História do Brasil abordados em cada edição da revista.
A revista
Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz a cada mês reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação é mensal e distribuída em bancas de todo o país. Seu conselho editorial é formado por Alberto da Costa e Silva, Caio César Boschi, João José Reis, José Murilo de Carvalho, Laura de Mello e Souza, Lilia Schwarcz, Luciano Figueiredo, Marcos Sá Corrêa, Marieta de Moraes Ferreira, Ricardo Benzaquen e Ronaldo Vainfas.
Serviço
Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 28 de junho, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.