quinta-feira, 30 de junho de 2011

Macedônios, Exímios Construtores: pesquisadores descobrem que o povo de Alexandre, o Grande conhecia técnicas refinadas de construção e já utilizava o cimento três séculos antes que os romanos

Os macedônios são conhecidos como grandes guerreiros e conquistadores – basta pensar em Alexandre, o Grande. Mas uma descoberta recente revelou outra faceta desse povo que habitava a região da Grécia e da Anatólia na Antiguidade. Eles eram construtores experientes e já faziam cimento três séculos antes dos romanos.
A descoberta foi feita graças à análise de tesouros vindos da Grécia para uma exposição no Museu Ashmolean (http://www.ashmolean.org/), em Oxford, Inglaterra. As peças faziam parte de um complexo funerário pertencente à dinastia de Alexandre, o Grande.
A mostra “De Hércules a Alexandre, o Grande”, que fica em cartaz até o fim de agosto, reúne o material recém-coletado nos sítios arqueológicos de Vergina (nome atual), a primeira capital da Macedônia (Aegae), datados dos séculos VII a IV a.C. A cidade permaneceu desconhecida até 30 anos atrás, quando foram encontradas as tumbas de Felipe II e seu neto, Alexandre IV, e localizado o complexo real.

Fonte: Revista História Viva

Disponível em:<http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/os_eximios_construtores_da_macedonia.html>. Acesso em: 29 jun. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.