Utilizando vários depoimentos e escritos, a autora, Marialzira Perestrello, deseja lembrar quanto o grande psiquiatra Juliano Moreira , este baiano de origem modesta, honrou o Brasil graças a seus conhecimentos, a suas atividades e a sua personalidade. Desde estudante salientou-se: sua tese final foi comentada por revistas francesas.
O brilhante concurso para Professor substituto de Neuro-Psiquiatria , em Salvador, fê-lo conhecido. Nomeado diretor do “ Velho Hospício da Praia Vermelha”, no Rio, remodelou-o completamente. Na diretoria da Assistência a Alienados soube escolher e orientar competentes colegas de outras áreas. Publicou cerca de 100 trabalhos e foi eleito Presidente honorário em Congressos Internacionais. Fundou revistas e sociedades. Recebeu homenagens de discípulos e de instituições estrangeiras - em vida e post mortem.
Leia o artigo na íntegra: http://www.aperjrio.org.br/publicacoes/revista/2004/mestre.aspO brilhante concurso para Professor substituto de Neuro-Psiquiatria , em Salvador, fê-lo conhecido. Nomeado diretor do “ Velho Hospício da Praia Vermelha”, no Rio, remodelou-o completamente. Na diretoria da Assistência a Alienados soube escolher e orientar competentes colegas de outras áreas. Publicou cerca de 100 trabalhos e foi eleito Presidente honorário em Congressos Internacionais. Fundou revistas e sociedades. Recebeu homenagens de discípulos e de instituições estrangeiras - em vida e post mortem.
Fonte: Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.