Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Há 200 Anos Nascia a Primeira Editora Particular do Brasil : encontro de pesquisadores no Real Gabinete Português de Leitura comemora os 200 anos da primeira editora privada do país

Manuel Antônio da Silva Serva veio de Portugal, em 1797, para fazer história no Brasil. Radicado na Bahia, fundou, com a autorização real, em 1811, a primeira tipografia e editora privada do país - três anos depois da Impressa Régia, pioneira no ramo e que pertencia ao rei. Com a licença, o empresário pode publicar a primeira revista brasileira, a As Variedades; o primeiro jornal do estado – e o terceiro do país –, o Gazeta da Bahia; e, pelo menos, 176 títulos de livros. Para comemorar o aniversário de nascimento da editora, a Fundação Biblioteca Nacional, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e o Real Gabinete Português de Leitura promovem o encontro 200 anos da Typographia Silva Serva.
 
Com duas mesas redondas compostas por pesquisadores, o evento vai apresentar um panorama da produção literária no Brasil das primeiras décadas do século XIX e o legado da Editora Silva Serva. “Ele fez um excelente trabalho. Tinha muito dinheiro e se dedicou muito aos livros e à literatura, criando inclusive a biblioteca pública de Salvador”, afirma Aníbal Bragança, professor da Universidade Federal Fluminense e um dos organizadores do livro Impressos no Brasil – Dois séculos de livros brasileiros.
 
Além do debate, no dia 15/06 será inaugurada uma exposição com cerca de 20 livros do acervo da Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional, que apresentará ao público as obras publicadas pela tipografia Silva Serva. A BN possui a maior coleção reunida destes livros e vai organizar um catálogo com os 94 títulos do seu acervo. Entre as obras, destaca-se o poema Alfonsíada, de 1818, escrito por Antonio José Osório Pina Leitão, que contém o carimbo da biblioteca pessoal do imperador Pedro II. “Nós encontramos mais livros até do que imaginávamos em nosso acervo”, conta a coordenadora da divisão, Ana Virgínia Pinheiros.
 
O encontro 200 anos da Typographia Silva Serva será realizado no Real Gabinete Português de Leitura (Rua Luis de Camões – 30 – Centro) no dia 15/06, das 9h30 às 17h. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. Já a exposição será apresentada no 3º andar da Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco – 219 – Centro) e fica aberta de segunda a sexta, das 10h às 17h e aos sábados das 10h às 15h, até o dia 06/07.
 
Fonte: Fundação Biblioteca Nacional
 
Disponível em: http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_padrao_apresentacao=25&nu_item_conteudo=1562&nu_pagina=122.
Acesso em: 15 jun. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.