Powered By Blogger

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Conviver com animais de estimação faz bem à saúde física e mental

Por Jéssica Rodrigues Lima 
Acadêmica de Jornalismo do CEULP/ULBRA
         Exibindo amizade-cao.jpg
Segundo um estudo feito pela Universidade de Miami, publicado no site do Journal of Personality and Social Psychology, pessoas que possuem animais de estimação "têm mais qualidade de vida e conseguem resolver melhor diferenças individuais que as que não têm animal de estimação". Para chegar aos resultados, os pesquisadores questionaram 217 pessoas, na maioria (79%), mulheres com idade média de 31 anos. 
O estudo indicou que donos de cachorros, gatos e outros bichos de estimação mantêm uma relação tão estreita com as pessoas próximas como a que têm com seus animais, proporcionando apoio social e emocional às pessoas. "Especificamente os donos de mascotes têm mais autoestima e estão em melhores condições físicas, além disso, tendem a ser menos solitários, são mais conscientes do que ocorre a sua volta, são mais extrovertidos, tendem a ser menos receosos e menos preocupados", afirmou o pesquisador.
O Consultor de Engenharia de Produção, Marcelo Augusto Gibbert, tem dois cachorros e acredita que um animal de estimação influencia positivamente na saúde física e mental do indivíduo. [O animal] “se torna companheiro meu, e parece que dando carinho ao animal, ele também está dando carinho pra gente, retirando uma carência natural do ser humano”.
Um animal de estimação pode deixar o dono mais feliz, otimista, ativo e menos solitário. Costumam saber quando a pessoa está triste ou feliz e podem ser os melhores companheiros. Além disso, os animais domésticos podem fazer bem para o coração (pressão arterial e circulação sanguínea), sistema imunológico, hiperatividade, depressão, postura e alergias. Saiba quais são os principais benefícios de conviver com um animal de estimação:
            
As opções de animais de estimação são diversas. Cão, gato ou outro bichinho mais exótico – como aves, peixes e tartarugas são algumas das opções de companhia e funcionam como verdadeiros terapeutas. Em alguns casos, até animais de grande porte podem ajudar, como cavalos e botos. É importante escolher um animal que possui características e personalidade adequadas para cada tipo de dono e família. Veja abaixo o animal mais indicado para cada tipo de dono:
       
Os estudos nessa área são muitos e só reforçam que os bichos são benéficos a diversos aspectos da saúde das pessoas. A Associação Americana do  Coração publicou um estudo enfatizando que os animais de estimação estão fortemente associados à redução de riscos de doenças cardíacas, colesterol alto e obesidade, além de melhorar a qualidade de vida. Os cães foram o grande destaque da pesquisa, porque eles fazem com que seus donos saiam para se exercitar, chegando até a fazer 90 minutos de caminhadas por semana. A Associação também afirma que os bichinhos podem provocar um efeito positivo sobre as reações do organismo ao estresse.
A estudante de Publicidade e Propaganda, Tamaria Sandoval, tem dois cachorros e quatro gatos. Para ela “os animais possuem uma energia diferente do que sentimos quando estamos com outra pessoa. A capacidade de sentir algo tão puro, mesmo que o dono não esteja em um bom dia e não o trate bem. Sinto isso com meus animais. Após um dia difícil, sempre ficam esperando a chegada do pessoal que mora aqui em casa, sempre dispostos a brincar, a fazer algo que nos faça esquecer qualquer problema que tenha ocorrido”, afirma.
No Brasil, mais precisamente no hospital Albert Einstein, existe a Pet Terapia, ou seja, locais em que os pacientes internados ou em recuperação recebem seus bichinhos. Os efeitos são muito positivos. Para receber os bichinhos, o hospital exige que o paciente tenha autorização do médico, um laudo veterinário atestando as boas condições do bicho, a carteira de vacinação em dia e a comprovação de banho tomado. Se forem animais de grande porte, não poderão ser aceitos no quarto e a visita é marcada em outro local do hospital.
Os benefícios dos internados são evidentes, entre os resultados testados estão a melhora do sistema imunológico, da autoconfiança, o resgate da autoestima e o aumento da capacidade motora, cognitiva e sensorial.

Fonte: (EN)Cena
 
Dispononível em: <http://ulbra-to.br/encena/2013/11/23/Conviver-com-animais-de-estimacao-faz-bem-a-saude-fisica-e-mental>. Acesso em: 26 nov. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.