Visando a reflexão sobre as transformações quanto ao patrimônio no cenário rio-grandino, assim como a valorização quanto ao trato ambiental e cultural no local, em 2009, teve início o Programa de Educação Patrimonial (PEP) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG). Neste sentido, o Programa visa fornecer às Escolas locais, uma ferramenta de reflexão crítica sobre o seu currículo escolar, permitindo-lhes um instrumental teórico-metodológico e, sobretudo, prático, para a apropriação singular dos bens culturais da comunidade escolar e suas adjacências. Para tanto, o Programa conta com os suportes da Educação Patrimonial e da Educação Ambiental de modo a instigar a sensibilização da comunidade rio-grandina para a valorização dos seus bens culturais e naturais, a partir das especificidades da cultura e do meio natural do lugar.
Nesta direção, em maio deste ano surgiu a ideia de realização de um evento que proporcionasse a reflexão acerca do patrimônio e da história, bem como a oportunidade para a socialização de práticas e metodologias de trabalho relacionadas à temática do patrimônio e, sendo assim, tais perspectivas originaram a formulação do “I Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas”. Desse modo, ressaltamos que esta é uma iniciativa do Programa de Educação Patrimonial da FURG e que o produto final constitui o resultado do trabalho e da dedicação de todos os seus integrantes.
Fonte: Rede Brasileira de História e Patrimônio Cultural da Saúde (RedeBra HPCS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.