Powered By Blogger

terça-feira, 30 de julho de 2013

Saúde Mental Indígena será tema de Encontro Nacional de Psicologia


O aumento significativo das taxas de suicídio entre a população indígena é uma realidade preocupante e será um dos temas debatidos no I Encontro Nacional de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos e II Seminário de Saúde Mental Indígena de Mato Grosso do Sul que será realizado na cidade de Dourados - MS, de 7 a 9 de agosto.
O evento que promete reunir cerca de 500 participantes tem como objetivo a busca de soluções e melhorias para a saúde mental da população indígena brasileira, e ainda a discussão de questões ligadas aos Direitos Humanos.  O encontro é uma realização do Sistema de Conselhos de Psicologia, formado pelo Conselho Federal e 23 Conselhos Regionais, e organizado e executado pelo Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região de Mato Grosso do Sul que sediará o evento.
Para Maria Aparecida de Amorim Fernandes, representante do Conselho Regional de Psicologia no Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso, segmento de Trabalhadores em Saúde, o encontro irá proporcionar a identificação das condições de saúde mental da população indígena nas diversas regiões do país, os problemas existentes, e as diversas ações de prevenção e intervenção dos profissionais psicólogos.
De acordo com a conselheira, também será possível analisar as necessidades na formação dos profissionais da área de saúde mental para seu desempenho junto aos problemas prevalentes observados na população indígena, "debater sobre a implementação das políticas públicas e dos direitos humanos frente às necessidades na área de Saúde Mental manifestadas por essa população, bem como elaborar conclusões e recomendações para as instituições do Poder Público, instituições de ensino relacionadas à área de Saúde Mental e lideranças indígenas", disse.
Tudo o que for debatido na programação servirá de embasamento para a construção de documentos que serão encaminhados para V Conferência de Saúde Indígena que será realizada em Brasília, de 26 a 30 de novembro de 2013, cujo tema é "Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada".
Suicídio Indígena
Segundo os organizadores  do encontro, a Academia Internacional de Pesquisa em Suicídio publicou em 2006 vários artigos sobre o fenômeno do suicídio nas populações indígenas, entre elas as do Brasil, onde algumas particularidades foram apontadas, tais como, a de que o fenômeno tem um caráter epidêmico, a grande maioria é de indígenas jovens, apresentam as mesmas condições de risco como o consumo de álcool e outras drogas, vivem em condições de pobreza e coexistem em um ambiente de violência.
Inscrições
A inscrição para participação nos dois eventos é gratuita e pode ser feita pelo sitewww.psicologiaepovosindigenas.cfp.org.br. Por meio do site o participante também poderá ter acesso à programação completa do evento. Os interessados na apresentação de trabalho e lançamento de livro relativo ao tema do evento poderão enviar o conteúdo ao e-mail: política@crpms.org.br . Mais informações pelo telefone (67) 3384-4801.
 
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso
 
Disponível em: <http://www.saude.mt.gov.br/ces/noticia/3431>. Acesso em: 30 jul. 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.