quarta-feira, 31 de julho de 2013

OBRAS DO MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS EM EXPOSIÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL

Serão apresentadas 54 peças do Brasil Imperial que celebram a história do parlamento brasileiro. Mostra será aberta ao público a partir do dia 07/08


Pinturas, esculturas, objetos decorativos, armas, condecorações e manuscritos da época do Império poderão ser apreciados pelos brasilienses e visitantes da cidade a partir do dia 07/08. As peças pertencem ao acervo do Museu Imperial de Petrópolis (RJ) e integram a exposição ‘Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823’. A mostra é resultado do trabalho conjunto entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), instituição de ensino que fomenta a educação, a arte e a cultura.

A disposição do material sobre os 190 anos do Poder Legislativo no Brasil é dividida em cinco módulos temáticos.

Módulo 1 – A Transferência da Corte Portuguesa para a América - Trata dos antecedentes históricos da formação da nacionalidade, com a transferência da família real portuguesa para o Brasil devido à política externa europeia ditada por Napoleão Bonaparte. A chegada da família real e o governo de d. João VI inauguram uma nova fase na história do país, com transformações de ordem social, política e econômica.

Módulo 2 – O Processo da Independência do Brasil - Aborda os principais fatos que levaram à emancipação política do Brasil, com o retorno de d. João VI a Portugal por exigência da Corte de Lisboa e a permanência de seu filho, o príncipe-regente d. Pedro. Esta foi a época em que houve a primeira eleição de deputados brasileiros para o parlamento português.

Módulo 3 – A Formação do Estado Nacional – O Papel do legislativo - Mostra a formação do estado nacional monárquico e o papel do legislativo. O destaque é a instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império.

Módulo 4 – A Consolidação do Império no Brasil – Trata do processo de consolidação da monarquia brasileira e ressalta o período histórico que vai da maioridade de d. Pedro II à regência de sua filha, a princesa d. Isabel, em três momentos de ausência da figura do imperador. Destaca o papel histórico da primeira brasileira a assumir o cargo máximo do país.

Módulo 5 – Os Símbolos da Ordem Monárquica - Apresenta o regime monárquico e a simbologia por ele criada com objetos decorativos, insígnias, medalhas e condecorações que revelam o interesse que todo regime político tem no processo de sua legitimação perante à sociedade.

A exposição, gratuita e com censura livre, ficará em cartaz no Salão Negro do Congresso Nacional até 20 de outubro de 2013. Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas com os educadores do Serviço Educativo pelo telefone0800619619 ou pelo e-mail exposições@camara.leg.br.

Museu Imperial de Petrópolis (RJ)
O Museu Imperial é uma unidade museológica do Instituto Brasileiro de Museus – Ministério da Cultura, localizado na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, abrigada na antiga residência de verão do imperador d. Pedro II. Com o fim da Monarquia, o prédio foi ocupado por dois educandários até ser transformado em museu, em 1940. Hoje, abriga o mais significativo conjunto de objetos, documentos e livros relacionado ao período monárquico de nossa história, verdadeiro patrimônio cultural de todos os brasileiros.

MAB-FAAP
Fundado em 1960, em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP iniciou suas atividades em Brasília em 1995 com a realização de exposições em parceria com importantes instituições, como a Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Escola Superior do Ministério Público (ESMPU), o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  
Com a abordagem de temas que permeiam a história do Brasil, as mostras já discutiram o preconceito, a discriminação e a solidariedade, como em ‘Todos Somos Um’; a arquitetura e o design brasileiros, em ‘Vertentes’; a história das Constituições, em ‘As Constituições Brasileiras’;  a trajetória do cinema por meio de cartazes, em ‘Brasil – O Cinema em Cartaz’, entre outras. As exposições sempre são pensadas didaticamente, com o objetivo de atender a todos os públicos e proporcionar a compreensão e o conhecimento  por meio da arte.
Atualmente, além da mostra ‘Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823’, a FAAP realiza a exposição “Voto no Brasil: Uma História de Exclusões e Inclusões”, em cartaz até 19 de dezembro de 2013 no Museu do TSE.

SERVIÇO

Exposição O IMPÉRIO EM BRASÍLIA: 190 ANOS DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE DE 1823

Cerimônia de abertura
Data: 07 de agosto, às 19h (Somente para convidados e imprensa)

Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Período: de 08 de agosto a 20 de outubro de 2013
Visitação: todos os dias da semana, inclusive feriados
Horário: das 9h às 17h
Agendamento de grupos escolares com visita monitorada: telefone- 0800619619 ou pelo e-mail: exposições@camara.leg.br
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.