Powered By Blogger

terça-feira, 30 de julho de 2013

Saúde mental foi tema de evento realizado em Pinhais

A segunda edição da Reflexão em saúde mental foi realizada pelo Hospital Colônia Adauto Botelho, que está localizado no município
 
Pinhais sediou, nos dias 23 e 24 de julho, a segunda edição da Reflexão de Saúde Mental do Hospital Colônia Adauto Botelho (HCAB). O assunto principal do evento foi o novo modelo de atendimento em saúde mental desenvolvido no Paraná. O local do encontro foi o Auditório da Secretaria Municipal de Pinhais. Na oportunidade, profissionais da área estiveram reunidos, para assistirem a palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos que discutem a temática. O evento foi a conclusão de um ciclo de encontros, que entre outras coisas, visaram a troca de experiências acerca da saúde mental. 
O HCAB, fundado em 1954, está localizado em Pinhais, e, desde então, é referência nacional no atendimento a pacientes que apresentam transtornos mentais. Agora, com o advento da reforma psiquiátrica uma das principais mudanças refere-se ao isolamento, praticado quando da ocorrência do transtorno. Anteriormente às readequações, a reinserção social do paciente após o tratamento, não era priorizada.  Atualmente o Hospital desenvolve ações, no sentido de se adaptar às novas práticas, como por exemplo, oficinas de teatro, artesanato e música, além do tratamento medicamentoso.
De acordo com o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London, após a reforma psiquiátrica, o atendimento em saúde mental ainda está em processo de adaptação e aperfeiçoamento. “É essencial que se conheçam experiências exitosas já existentes, tanto na área hospitalar quanto na área ambulatorial”, concluiu.

Vilma Serra, secretária de Saúde de Pinhais, falou da satisfação em receber o evento, bem como da importância das mudanças ocorridas nos últimos anos, na maneira de atender os pacientes. “O Sistema Único de Saúde está, cada vez mais, sendo reavaliado e especializado, no sentido de prestar um atendimento de qualidade à população”. A secretária também ressaltou a relevância de realizar um encontro como este, dada a importância do tema e da história do HCAB no estado. “É imprescindível discutir e repensar o tratamento de pacientes com transtornos mentais, para criar novas propostas e priorizar um atendimento humanitário a estes pacientes”, declarou Vilma Serra.
  
Disponível em:<http://www.pinhais.pr.gov.br/News7content6968.shtml>.Acesso em: 30 jul. 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.