Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de julho de 2013

CES/RS cria Plano Estadual de Atenção a Saúde Mental para adolescente da FASE


A comissão de saúde mental do conselho estadual de saúde (CES/RS), que possui como representante do Crefito5, a fisioterapeuta Vera Leonardi, conseguiu a criação de equipe multiprofissional especializada junto ao Estado, para atendimento aos adolescentes da Fundação de Atendimento Sócio-educativo do Rio Grande do Sul (FASE).
Segundo Vera, o projeto começou a tomar forma após denúncias de super medicalização dos adolescentes, fazendo com que a comissão de fiscalização do CES/RS visitasse as dependências da FASE.
O Plano Estadual de Atenção a Saúde Mental do adolescente em cumprimento de medida sócio educativa de internação, que será apresentado ao Ministério Público, propõe a inclusão de profissionais de terapia ocupacional e psicopedagogia, sendo formatado com base nas normas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde do RS. A SES/RS já aprovou o Plano e afirmou que fará um contrato emergencial, para iniciar o atendimento através da equipe de saúde mental dos adolescentes. Este projeto visa fazer o elo entre a equipe que atuará na FASE e o processo de inclusão da rede municipal de saúde mental de Porto Alegre, que também esta sendo elaborado.
O projeto visa que no futuro haja atendimento também nos municípios, através dos CAPS, porém ainda é necessário determinação judicial.
 
Fonte: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (5 ª Região) 
 
 Disponível em: <http://www.crefito5.org.br/noticias/cesrs-cria-plano-estadual-de-atencao-a-saude-mental-para-adolescente-da-fase/.html>. Acesso em: 25 jul. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.