A comissão de saúde mental do conselho estadual de saúde (CES/RS), que possui como representante do Crefito5, a fisioterapeuta Vera Leonardi, conseguiu a criação de equipe multiprofissional especializada junto ao Estado, para atendimento aos adolescentes da Fundação de Atendimento Sócio-educativo do Rio Grande do Sul (FASE).
Segundo Vera, o projeto começou a tomar forma após denúncias de super medicalização dos adolescentes, fazendo com que a comissão de fiscalização do CES/RS visitasse as dependências da FASE.
O Plano Estadual de Atenção a Saúde Mental do adolescente em cumprimento de medida sócio educativa de internação, que será apresentado ao Ministério Público, propõe a inclusão de profissionais de terapia ocupacional e psicopedagogia, sendo formatado com base nas normas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde do RS. A SES/RS já aprovou o Plano e afirmou que fará um contrato emergencial, para iniciar o atendimento através da equipe de saúde mental dos adolescentes. Este projeto visa fazer o elo entre a equipe que atuará na FASE e o processo de inclusão da rede municipal de saúde mental de Porto Alegre, que também esta sendo elaborado.
O projeto visa que no futuro haja atendimento também nos municípios, através dos CAPS, porém ainda é necessário determinação judicial.
Fonte: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (5 ª Região)
Disponível em: <http://www.crefito5.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.