Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Congresso Latino-Americano de Psicanálise Reunirá 2 Mil Pessoas em São Paulo


Em outubro, o Hotel Sheraton WTC será o palco de importante evento internacional. Sob o tema “Invenção-Tradição”, congresso debaterá questões da psicanálise contemporânea

Entre os dias 10 a 13 de outubro de 2012, a cidade de São Paulo será a sede do 29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise. O evento será realizado no Hotel Sheraton WTC e deverá reunir cerca de 2 mil pessoas, entre brasileiros e latino-americanos.
Organizado pela Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), o evento é tradicionalmente itinerante e de periodicidade bienal. A 28ª edição foi realizada na cidade de Bogotá, Colômbia, e a última vez que São Paulo recebeu o Congresso foi em 1988.
A programação científica é integralmente formada por propostas de psicanalistas profissionais ou em formação de toda a América Latina, expondo seus trabalhos e sua experiência na forma de cursos, oficinas, painéis, temas livres, grupos de discussão e pôsteres.
De acordo com Leopold Nosek, presidente do Congresso e da FEPAL, o formato das atividades científicas foi idealizado para ser dinâmico e interativo, criando a possibilidade de amplos debates entre palestrantes e congressistas. O Congresso estará aberto a estudantes, profissionais afins e a todos que se interessam pela psicanálise. “A proposta é que os temas respeitem a complexidade e profundidade do assunto e que sejam apresentados de forma resumida, de modo que se privilegie o tempo para debate, assim todos terão acesso à discussão”, diz Nosek.
O tema do congresso este ano é “Invenção-Tradição”, como uma alusão às mudanças vertiginosas que nossa sociedade faz frente. “Crises sociais e econômicas, transformações tecnológicas, mudanças no ritmo e dimensões da competição tanto no plano do capital como do trabalho, globalização radicalizada etc., trazem como consequência mudanças nos costumes, na cultura e, portanto, na subjetividade. Isto vai obrigar a psicanálise a se transformar, sem abrir mão de seu acervo e método”, explica o presidente.
Nesse sentido, os eixos temáticos serão: teoria, prática clínica, psicopatologia, formação analítica, crianças e adolescentes, abordagens vinculares, comunidade, cultura, psicossexualidade e pesquisa.
O dia 10 de outubro será dedicado às atividades pré-congresso, quando serão realizadas dinâmicas teóricas e práticas. Os dias 11 e 12 serão repletos de atividades científicas, que acontecerão simultaneamente em 20 salas, sobre os mais relevantes e contemporâneos temas da psicanálise.
Já no sábado, dia 13 de outubro, além da programação regular, acontecerá o 1º Encontro Psicanalítico de Línguas Ibero-Americanas, uma proposta para reunir psicanalistas dos países ibéricos e dos Estados Unidos. 
Até o momento já foram registradas cerca de 1.000 inscrições, das quais uma parte significativa é de estudantes, que gozam de desconto especial. A programação científica está sendo gradativamente atualizada e disponibilizada no site oficial do Congresso: www.fepal2012.com.

Sobre a Fepal
A Federação Psicanalítica da América Latina congrega diversas sociedades de psicanálise dos países latinos e está vinculada à International Psychoanalytical Association (IPA). Com 3.500 associados, a entidade tem como publicação oficial a revista Calibán, com periodicidade quadrimestral e design moderno, repleto de ilustrações. Além de reunir trabalhos representativos da psicanálise latino-americana, a revista debate temas culturais e artísticos.

Fepal 2012 – 29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise
10 a 13 de outubro de 2012
Sheraton WTC Convention Center
Av. das Nações Unidas, 12.551
São Paulo. SP
Inscrições e programação: www.fepal2012.com
Realização: Federação Psicanalítica da América Latina

 
Fonte: Farol Comunitário
 
Disponível em:<http://www.farolcomunitario.com.br/eventos_100_0075-congresso-latino-americano-de-psicanalise-reunira-duas-mil-pessoas-em-sao-paulo.php>. Acesso em: 09 jul. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.