Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Como Funciona a Mente das Pessoas Deprimidas: mapa cerebral mostra assinatura que demarca os mecanismos de culpa


magine uma situação desfavorável, como chegar atrasado a uma reunião de trabalho e levar uma bronca do chefe. No cérebro de uma pessoa normal a reação é ruim. No cérebro de uma pessoa deprimida ou vulnerável à depressão, este é o gatilho para pensamentos extremos, como “faço tudo errado” ou “sou um fracasso”. Um novo estudo publicado no “Archives of General Psychiatry”, chegou à assinatura no cérebro que demarca esse mecanismo de culpa.
— Há duas regiões importantes que têm funcionamento anormal em indivíduos que têm ou tiveram depressão: o córtex temporal anterior, que representa conceitos sociais e o córtex subgenual, que responde a um cenário de culpa. Nas pessoas deprimidas essas duas regiões se comunicam de forma ineficiente — explica o neurocientista Jorge Moll, do Instituto D’Or, um dos autores do estudo.
Numa situação de culpa, segundo ele, o cérebro dispara o alarme mas não comunica direito e o córtex anterior ativa conceitos sociais negativos, daí o pensamento extremo que leva o deprimido a se autoflagelar.
O estudo de imagem funcional envolveu 25 pacientes em remissão de depressão e 22 controles de mesmo sexo, idade e nível de escolaridade. Ao entrar no aparelho de ressonância magnética, os pacientes eram apresentados a várias frases sobre conceitos sociais e isso já gerava uma resposta no cérebro que resultava em imagens coletadas e processadas em formas de mapas de ativação e conectividade cerebral do quanto uma região estava relacionada à outra.

Fonte: Jornal O Globo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.