Sem grande importância para a maioria das pessoas, o funcionamento de ônibus e trens do metrô é fascinante para muitas crianças com autismo. O transtorno é caracterizado principalmente pelo comprometimento do desenvolvimento sociocognitivo e da capacidade de estabelecer vínculos. Autistas têm o pensamento marcado pela concretude e sentem-se confortáveis com atividades repetitivas. Por isso, motores, engrenagens e a previsibilidade do transporte público, com paradas e horários fixos, costumam atrair sua atenção.
Não por acaso, o público mais fiel do Museu do Trânsito de Nova York é formado por autistas com menos de 10 anos de idade, alvo do programa Subway Sleuths (detetives do metrô), criado pela direção da instituição. Os pais são estimulados a levar os pequenos ao museu depois da escola. Durante a visita, as crianças são incentivadas a falar sobre o sistema metroviário da cidade e assim exercitam a linguagem e a comunicação com outras pessoas. Segundo o jornal The New York Times, algumas delas sabem com precisão datas em que os trens, por algum motivo, deixaram de operar e várias combinações possíveis de linhas para chegar a determinado destino.
Fonte: Revista Mente e Cérebro
Disponível em:<http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/museu_de_nova_york_usa_metro_para_estimular_criancas_autistas.html>. Acesso em: 27 jan. 2012
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