Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Doenças mentais e neurológicas atingem cerca de 700 milhões de pessoas em todo mundo

A revelação está no Plano de Ação para a Saúde Mental 2013-2020

Por Jéssica Rodrigues Lima - Acadêmica de Jornalismo do CEULP/ULBRA
             
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que as doenças mentais e neurológicas atingem aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo, representando um terço do total de casos de doenças não transmissíveis. Especialistas ressaltam que um terço dos que sofrem com problemas mentais e neurológicos não têm acompanhamento médico.
Esses dados estão revelados no Plano de Ação para a Saúde Mental 2013-2020 e mostra que as doenças mentais representam 13% do total de todas as doenças do mundo. Especialistas se reuniram para discutir o assunto, em Genebra, na Suíça, durante a Assembleia Mundial da Saúde.
Conforme estimativas, aproximadamente 350 milhões de pessoas deverão sofrer de depressão e 90 milhões terão uma desordem pelo abuso ou dependência de substâncias. A OMS define depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sensação de cansaço e falta de concentração.
Os especialistas ainda revelam que as doenças neurológicas deverão afetar 50 milhões de pessoas, entre elas a epilepsia — doença cerebral crônica que se caracteriza por convulsões recorrentes que podem levar à perda da consciência. Aproximadamente 35 milhões de pessoas deverão sofrer do Mal de Alzheimer, síndrome crônica ou progressiva que leva à perda das funções cognitivas, entre outros distúrbios.

Fonte: (EN)Cena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.